28/01/2007

O Brasil que mete medo

O filme "Cidade de Deus" retratou um problema localizado. Como no documentário "Falcão, meninos do tráfico", revelou ao nosso próprio país uma realidade que poderíamos imaginar, mas que chocou pela intensidade dos depoimentos.
Acontece que esse documentário foi produzido por brasileiros que mergulharam no problema para retratá-lo com precisão, e de uma forma positiva tentar mudar a situação.

Mas o que dizer quando americanos resolvem fantasiar sobre nossos problemas? Já causa muita polêmica o filme "Turistas". Comparado ao violentíssimo "O Albergue", mostra mochileiros estrangeiros que são vítimas de uma quadrilha de tráfico de orgãos no Brasil.

Tal aberração poderia ser ignorada, afinal o filme estreiou nos E.U.A. sob pesadas críticas. No New York Times, o comentário foi esse: "Se a estupidez fosse crime, esses estúpidos do horror barato levariam chicotadas por um bom tempo"

Por aqui já se fala em boicote. Interessante, afinal o problema não está centrado na quadrilha de tráfico de orgãos, que poderia se originar em qualquer país... A ofensa está no retrato brasileiro que foi pintado. Por exemplo, um ônibus completamente ultrapassado que certamente não circula em nenhum lugar do mundo, "caipirinhas" envenenadas, sugestão de que orgãos roubados são para combater o imperialismo do primeiro mundo (!!!), um cirurgião que chama seu assistente índio de estúpido, e outras aberrações contra a verdade.

Só que agora um filme foi premiado no Festival de Sundance... O documentário americano "Manda bala", retrata o Brasil como um dos países mais violentos e corruptos do mundo, focando o rico corrupto ficando cada vez mais rico, e o pobre tentando se safar cometendo sequestros e outos crimes.

Alguma mentira quanto à corrupção? E quanto a falta de opção de muitos pobres que ingressam na criminalidade? Voltamos assim ao documentário "Falcão - Meninos do tráfico". Talvez o Brasil não seja um dos países mais violentos do mundo, mas algo precisa ser feito. Não pela visão americana do problema, afinal os maiores psicopatas são ianques, mas por nós mesmos.

17/01/2007

Relógio do Apocalipse

Este relógio agora está atrasado. Faltam apenas cinco minutos para o apocalipse! No dia de hoje, os cientistas que analisam os riscos das armas nucleares para a humanidade, decidiram que o relógio do apocalipse deveria ser adiantado em dois minutos.

O relógio criado em 1947, e que não sofria nenhuma alteração desde 2002, agora marca 5 minutos para a meia-noite... O grupo de cientistas, que juntos coleciona 18 prêmios Nobel, afirma que o recente teste nuclear norte-coreano, as ambições iranianas, e a presença de 26 mil armas nucleares nos E.U.A. e Rússia nos deixa cada vez mais perto do fim.

Alertaram também sobre a incapacidade humana de evitar o aquecimento do planeta. (Bush não assinou o protocolo de Kyoto, justificando que se tal acordo prejudicasse as finanças americanas, tal documento nunca seria aceito por ele.)

Se o relógio tiver novos motivos para ser adiantado, é melhor voce começar a fazer as coisas que a timidez, a preguiça, ou o orgulho sempre te impediu. Manifestações vão adiantar? Sinceramente acho que as pessoas que decidem não se importam...

Quando vemos pregadores do apocalipse gritando nas praças públicas taxamos o indivíduo de fanático, mas quando são os cientistas que alertam para tal fato, não importa sua religião.
Embora a letra não seja sobre isso, impossível não lembrar de "2 minutes to midnight" - Iron Maiden. (Vou separar o Powerslave para ouvir mais tarde... Ou seria melhor agora mesmo?)

12/01/2007

Máquina de criar tolos

Não possuia opinião formada sobre essas máquinas que proliferaram nos bares e lanchonetes pelo país inteiro. Tudo que eu sabia era sobre as constantes apreensões, e que os chips das mesmas teriam sido projetados de forma que as chances de ganhar fossem mínimas, ou inexistentes.

Mas hoje eu presenciei um outro aspecto. Não vou discutir o lucro que proporciona, se gera imposto, se é ilegal, ou se as máqinas são viciadas... Porque eu vi o perfil de quem joga. Esse sim é um pobre viciado!

Permaneci almoçando em uma lanchonete por aproximadamente 30 minutos, e o posicionamento da minha mesa possibilitou acompanhar um rapaz inserindo dez reais na máquina. (que por este motivo não merece ser chamada de caça-níqueis...) Não imaginava que fosse tão caro... E se tornou mais caro ainda quando vi que em menos de 3 minutos, o crédito se esgotou, e o rapaz sacou mais dez reais da carteira.

Havia uma televisão, mas eu a ignorei. Entender aquele vício se tornou mais importante.
Estaria ele atrás de diversão? Acredito que não! Um fliperama seria muito mais divertido e barato... Ele começou a fumar, mesmo estando num estabelecimento onde várias pessoas almoçavam. Sinal de nervosismo, pois seus créditos foram novamente pulverizados em pouco tempo.

Um outro rapaz chegou e colocou R$5,00 em outra máquina, e esse valor desapareceu em menos de um minuto! Acreditem!!! Eu estava prestando atenção no tempo que ia durar!
Mas voltando ao nosso protagonista...

Antes de terminar meu almoço, vi o rapaz trocar R$50,00 com a caixa para poder continuar jogando. Dessa vez ele trocou de máquina... Ele já jogava quando eu cheguei, e o deixei jogando quando fui embora. Eu sei que o dinheiro é dele, mas comecei a imaginar qual é o seu salário, se ele tem filhos, se sua esposa estaria trabalhando nesse momento, e o quanto ele deixou naquelas máquinas... Triste.

Todos nós conhecemos o gravíssimo problema de dependência química, e como isso arrebenta com uma família, mas o que dizer sobre o vício do jogo? Agora posso opinar! Sou a favor de recolher todas essas máquinas. Sou contra a liberação dos bingos e cassinos. Quem defende fala da criação de empregos e atração de turistas, mas o Brasil tem muitas atrações turísticas...
É a minha opinião utópica, afinal existe muito interesse monetário por trás.
Ainda estou pensando em quanto dinheiro aquele rapaz jogou fora hoje... Ou será que ele venceu o chip, e as leis da probabilidade assim que eu virei as costas?

08/01/2007

Vamos canonizar a pobre VJ!

Dê-me um minuto... Como é? Uma modelo-apresentadora faz sexo em local público, e a Justiça determina que o Youtube retire o vídeo do ar, mas como o mesmo é impossível, o site inteiro vai ser bloqueado no Brasil??? Isso não pode ser sério! Não sei quem xingar primeiro...
Então a ex-Maria-chuteira resolve se esfregar no homem-berinjela numa praia, e para preservar a sua imagem, um precedente perigoso é aberto? Que privacidade ela quer manter intacta analisando a foto acima? Vai tirar o Blogger do ar também? Se for me processar, avisa que eu troco a foto por um casal de babuínos copulando.
Não sou moralista. Faça o que quiser em público, mas assuma o ato! Os internautas de um país serão privados de todos os vídeos de um site campeão de acessos no mundo, para canonizar essa beata descuidada... Tá difícil acreditar!
Related Posts with Thumbnails