31/10/2009

Desafio de 7 Dias - A conclusão



Juntarei algumas situações nesta postagem que marca uma fase no "Legenda Urbana". Decidi não criar uma postagem para comemorar o terceiro aniversário deste blog (27/10), mas tê-lo renovado e otimizado é o melhor presente que poderia receber.

Muitos blogs são criados diariamente, mas a grande maioria infelizmente não ultrapassa a barreira dos 3 primeiros meses. Falta de tempo, de inspiração, de motivação, ou de objetivo fazem com que projetos não sigam em frente. Mais difícil ainda quando nos referimos a um blog pessoal que optou por não colocar anúncios. Isso não é uma crítica aos blogs "Made for adsense", mas o que me move aqui é a satisfação de escrever e publicar o que penso.

E uma das melhores coisas que fiz por este blog neste ano, foi submetê-lo a uma análise do Alan Niemes em seu projeto Analisando. O layout estava abandonado. Desde o início era o mesmo porque só me preocupava com o conteúdo. A resenha que recebi me motivou a buscar cada um dos itens que poderiam ser melhorados. E eu mudei muita coisa me baseando nisso.

Pouco tempo depois, resolvi tentar novas melhorias me inscrevendo no Desafio de 7 dias de otimização de blogs, e novamente muita coisa foi aprendida. Hoje posso dizer que não estou mais tão escondido na blogosfera, e que os números deste blog já melhoraram um pouco. Antes eu só escrevia... rs...

E por falar em escrever, vou retomar a minha temática principal. Publicar o que eu percebo sobre nossa sociedade, as indignações com as notícias, e meus pensamentos. Os últimos posts podem dar a idéia de que escrevo sobre otimização de blogs, mas foram apenas relatos das modificações que fiz sugeridas no desafio.

Cumpri parte da sexta etapa, ao antecipar minha próxima postagem que será publicada em breve. Lá vem denúncia... E das grandes! Mais do que uma denúncia, algo para orientar as pessoas antes que sejam enganadas. É tudo que posso antecipar por enquanto.

E o futuro? Aplicar o que aprendi nessa época de casulo, e partir para o quarto ano de "Legenda Urbana" me dedicando mais às divulgações, e descobrir outros blogs com o mesmo perfil para juntos evoluirmos.

29/10/2009

Otimizando o SEO de um blog



Antigamente as pessoas escreviam para outras pessoas através de cartas, e alguns privilegiados exerciam o ofício do jornalismo, e dessa forma escreviam para muitos. Na era digital, os incluídos vislumbraram a possibilidade de expandir seus pensamentos em blogs. Isso abriu um universo de possibilidades, mas como escapar da triste situação de escrever publicamente, e ficar escondido num oceano de conteúdo?

Bem, você pode escrever para muitos, mas focado em escrever para um ser em especial: O oráculo! (Também conhecido como Google!). Se ele te ignora, você não existe. Não é assim que dizem? Você pode produzir textos de qualidade, pode se esforçar na divulgação de seus posts em redes sociais, pode fechar muitas parcerias com outros blogs, mas quando alguém pesquisar no oráculo por algum tema que você aborda, seu blog tem que aparecer bem posicionado...

E para o posicionamento do seu blog melhorar, em algum momento você deve aprender o que é SEO (Search Engine Optmization). Resumindo, posso dizer que são os processos que facilitam a localização, e interpretação do conteúdo para os sites de busca. Para concluir mais uma etapa do desafio de otimização de blogs, o Legenda Urbana tem  o prazer de afirmar que melhorou o SEO em vários itens, e que já descobriu o que ainda pode melhorar. A seguir, algumas ações já efetuadas:

Nunca é tarde. Apenas traduzindo, são as ferramentas disponibilizadas para os webmasters para análise profunda de um site ou blog. Basta possuir uma conta do Google, e informar qual é o endereço da sua página principal. Assim poderá entender como o Google te "enxerga", e se detectou problemas para localizar o seu blog.

Descobri muita coisa por lá, e corrigi problemas que nem imaginava ter. Recomendo que todo blogueiro faça o mesmo, nem que seja apenas pela curiosidade.

Um pouco mais sobre Sitemap
Sitemap é diferente de mapa do site. Não confunda! O sitemap é um arquivo criado através de um mapeamento das páginas do seu blog para os "robôs" dos sites de busca. Com relativa facilidade um sitemap pode ser gerado no sentido de melhorar a indexação de todas as páginas internas de seu blog. Vou replicar os links que me indicaram: No Wordpress, crie seu sitemap com este plugin.  Se você usa o Blogger, leia este post.(Mas não agora, hein... Termine de ler este post... rs...)

Ao criar e enviar meu sitemap para o Google Webmaster Tools, após aguardar a análise, descobri para minha felicidade que nenhum erro foi encontrado, e que a indexação de meus posts está devidamente otimizada.

Adwords, e palavras-chave
Outro recurso bem interessante que o Alan, do Análise Blogueira nos apresentou, foi o Google Adwords. Esta ferramenta permite pesquisar por uma palavra que você pretende usar como chave no seu post, mas não tem certeza se é a melhor escolha. Um relatório com palavras relacionadas te ajuda a descobrir quais são as mais fortes, e quais oferecem menor concorrência.

Se você insistir em usar palavras-chave que os sites poderosos usam com frequência, é com estes sites que você disputará as primeiras páginas do Google. Que tal pensar nisso? Concordo tanto que isso é importante, que vou rever posts antigos no intuito de testar outras palavras-chave para descobrir se eles ganham mais visitas com este procedimento. 

Meta tags
Pois é... O Legenda Urbana não possuia meta tags... Se eu soubesse que era tão simples já tinha resolvido isso há bastante tempo. Meta tags são códigos incluídos no cabeçalho das páginas html para imbutir informações sobre o autor, sobre os direitos autorais das páginas, informar sobre o que trata o seu blog, e listar as palavras-chave no site inteiro, e não apenas em cada página interna.

Vários blogs especializados explicam detalhadamente como criar as meta tags. O que vou indicar é uma ferramenta para analizar o SEO do seu blog antes e principalmente depois de colocar as meta tags. Indique a url do seu blog no Meta Tag Analyzer, e muitos dados internos vão aparecer para te ajudar a entender o que já funciona bem, e o que precisa melhorar.

Descobri por exemplo, que a relevância da descrição do "Legenda Urbana" é de 83% e que foi considerada muito boa pelo Meta Tag Analyzer. Já as primeiras palavras-chave que indiquei não tiveram tanta relevância assim porque é difícil colocar palavras-chave em um blog pessoal com assuntos tão diversos, mas após algumas inclusões de palavras, e substituição de outras, consegui uma boa avaliação também das palavras-chave do meu blog. O índice subiu para 71% de relevância, o que foi considerado bom. Vou estudar algumas mudanças para melhorar mais ainda depois.

Conclusão
Reserve um tempo para estudar este tema porque o que fiz aqui no Legenda Urbana foi apenas o básico, mas já percebi a importância da otimização para os sites de busca. Espero que minha experiência te motive a analisar os seus números também, porque a blogosfera só tem a ganhar.

17/10/2009

Divulgue seu blog adequadamente!


Quem cria um blog com a intenção de mantê-lo por bastante tempo, certamente se preocupa em cada vez mais angariar visitantes. A tarefa se torna mais difícil para aqueles que optam por postar um conteúdo original, e sendo assim, vamos cumprir mais uma etapa do desafio de otimização de blogs.

Talvez seja justamente isso que o "Legenda Urbana" mais necessita: Uma divulgação eficiente que reforce laços com outros blogs, e dessa forma possa atrair bons comentários, e audiência regular. Então vou relatar em seguida as providências tomadas para continuar o processo de renovação deste blog.

Comentários
Sempre fui um ávido leitor de outros blogs, e ao encontrar bons textos com pensamentos inteligentes, procurava dar a minha contribuição com um comentário relevante ao tema. O que acontece, é que quando um autor se sentia curioso em ver meu blog, e retribuir um comentário, encontrava este espaço sem atualizações frequentes. (Portanto, antes de mais nada, mantenha seu blog atualizado!)

Para cumprir as cinco postagens sugeridas no desafio, foi algo bem tranquilo, já que faço comentários regurlarmente. Foi só correr atrás do links das postagens, que agora cito aqui:


Divulgação em redes sociais
Nos primeiros meses depois da criação deste blog (Out/2006), fazia minhas divulgações de posts no Orkut em comunidades de blogueiros, e fiz algumas amizades por lá. Funcionou por um tempo, mas me senti desistimulado porque existiam algumas pessoas que ficavam repetindo seus links infinitamente, e em poucos minutos a minha divulgação já estava lá para a terceira página... Não sei como estas comunidades estão hoje já que não as acompanho.

Estou no diHITT desde Julho/2008, e por muito tempo apenas acompanhei diariamente as postagens, sem indicar nenhuma notícia, mas agora coloco todas as minhas postagens por lá. Concordo que esta é a melhor ferramenta atual para a divulgação do seu blog. Se ainda não está por lá, recomendo que faça isso.

Há dois meses criei um perfil no Twitter apenas para este blog. (O perfil pessoal eu já tenho a mais tempo e você encontra fácil na barra da direita). Coloquei um plano de fundo que reforça a identidade com o "Legenda Urbana", e pretendo divulgar desde meus posts mais antigos que não perdem a atualidade, até os que lançarei daqui para a frente. Estou seguindo perfis de outros blogs, e alguns já me seguem de volta. A estratégia para a primeira etapa teve êxito, pois de nada adiantaria divulgar as postagens se não tivesse seguidores. Se seu blog está por lá, podemos nos seguir. Mande o link no comentário desde post.

Como a proposta do desafio é aumentar a divulgação, resolvi testar 3 postagens um pouco mais antigas em outras redes sociais, para nos próximos dias acompanhar pelo Sitemeter quais me trouxeram algum resultado. Os posts divulgados foram: Desabafos constrangedores; Portabilidade Pessoal; e Should I Stay Or Should I Go? As redes sociais que testei foram: Bombanet; Link-Me e Ocioso. Agora é esperar os resultados...

Fóruns:
Uma forma muito eficaz de conseguir visitas que também passarei a testar, é participar gradualmente de um fórum de discussão. Já participei de um fórum sobre meu time de coração (só direi que é um verde e branco que fica na capital paulistana, e tem origens italianas... rs...), mas o público é diferente, e não tinha nada a ver divulgar o "Legenda Urbana" por lá.

E encontrar um fórum com o mesmo nicho que seu blog abrange é muito importante! Participe, ajude, contribua com boas opiniões, que as pessoas de lá vão querer saber mais sobre os assuntos que você domina, a adivinhe onde eles irão procurar? No seu blog, é claro... No meu caso, me inscrevi no Blogueiros, que faz parte do Interney, e vou aos poucos colocar minhas opiniões por lá.

Conclusão:
Agora fica mais claro porque é necessário possuir uma lista de atividades que organize as ações que devemos fazer no sentido de ver nossos blogs evoluindo. Acho que vou postar em um dia, e no seguinte usar meu tempo para divulgar o post. Preciso na verdade é colocar a mão na massa, e ir adaptando o ritmo conforme minhas responsabilidades obrigações profissionais permitirem. Não é sempre que tenho tempo para o "Legenda Urbana", mas abandonado ele não ficará mais! :)

15/10/2009

Qualidade de navegação e leitura



Dando sequência ao desafio de sete dias para otimização de blogs, o tema proposto para esta terceira fase é a qualidade de navegação interna, e a facilitação da leitura do conteúdo dos blogs. Um bom planejamento dos posicionamentos dos elementos da página aliados a uma interpretação clara dos textos, é fundamental para aqueles que visitam seu blog, e em um segundo momento até para pensar em rendimentos.

Pensando nessas possibilidades, o que já mudou no Legenda Urbana, e ainda vai mudar? Dentro do tema de hoje, relatarei minha experiência abaixo:

Cabeçalho
O ideal é que a imagem escolhida para representar seu blog seja totalmente exclusiva, e que remeta de imediato ao tipo de conteúdo que seu leitor encontrará nos posts. No caso deste blog, a intenção é mostrar a visão de um metropolitano de seu universo, e legendá-la aos demais como num filme. A imagem com a cidade com o texto imitando uma legenda amarela tem a pretensão de traduzi-la, e está presente no blog desde seu nascimento, há quase três anos atrás.

Não tenho um logotipo, ou mascote para o blog, mas é algo que está nos meus planos reformular em breve. Só não o fiz ainda porque demanda tempo e capricho. Quem sabe venha a tempo para o aniversário do blog... Havendo um logotipo, a recomendação é que ele apareça logo na esquerda porque é o padrão, e se possível que venha acompanhado de um slogan que torne claro do que trata seu blog.

Hoje a maioria dos blogs contêm uma barra horizontal separando as categorias por temas, e indicando formas de contato, regras para parceria, e navegações internas em geral. Esta barra é algo novo por aqui, e a maioria dos itens já está criada e funcional. (Mais um lugar para indicar seus feeds...)

Barra lateral
Este blog nunca pecou pelo excesso de widgets, e resiste bravamente a tentação de elementos que atraiam a atenção do leitor mais do que meus textos. A essência de um blog deve ser seu conteúdo, e animações em flash, nuvens de tags girando, rodízio de fotos, múltiplos banners piscando, scripts que mudam a seta do mouse, e coisas afins são elementos desnecessários.

Se você também preza pelo conteúdo, considere diminuir esses elementos do seu blog, deixando apenas por exemplo: Imagem para feeds, algo sobre você, os blogs que indica (Aqui uma ressalva: Indique o que realmente tem valor!!! Indicar é assinar embaixo, certo?), e depois será suficiente completar com indicadores de visitas, seguidores e links para atingir os posts anteriores. Pretendo promover melhor meus posts antigos nessa barra lateral, mas ainda penso uma boa maneira de fazer isso. De resto, procure deixar todas as imagens e elementos com a mesma largura em pixels para manter uma padronização, e o que puder ficar centralizado, opte por esse alinhamento.

Área dos posts
Também recentemente aderi ao widget LinkWithin e pude perceber um efeito imediato no número de pages view do blog, e do tempo em que os leitores permanecem por aqui. Alguns posts antigos voltaram a receber boa quantidade de visitas, e isso é uma melhora substancial na navegação para seu blog. Acredite!

Como podem perceber, passei a separar meus blocos de texto em tópicos em negrito para ajudar o leitor que deseja ir direto a um assunto específico. Em narrativas isso não é necessário, mas sempre que possível farei uso dos sub-títulos.

No sentido de não cegar seus leitores pense em contrastes agradáveis entre fundo e texto. Eu era adepto do fundo preto com letras em branco porque queria passar um ar mais soturno e gótico, mas depois de um tempo, coloquei uma imagem atrás dos textos... Não ficou bom! Era essa imagem que agora está nas laterais. O texto continuava em branco. Devo mais essa ao Alan! Sei que ainda vai melhorar, mas o Legenda Urbana está mais navegável e bem mais legível do que antes.



13/10/2009

Porque assinar um feed é uma ótima idéia?


A vantagem de assinar um feed

Imagine que você acaba de descobrir um blog com textos que te agradam, mas que não possui um intervalo definido entre uma postagem e outra. Passam-se alguns dias, e como o blog estava entre os seus favoritos, foi fácil acessá-lo de novo, mas infelizmente não havia ainda nenhuma postagem nova. Não seria bom se assim que uma novidade fosse postada, você imediatamente fosse avisado(a) para não ter que repetir as tentativas? Agora imagine que você tem vários blogs nessa situação...

A boa notícia é que é muito fácil resolver isso. Basta "assinar" um feed. Tem que pagar? É claro que não! Apenas pegamos emprestado o conceito de assinar uma revista ou jornal. Você pede para receber as atualizações dos blogs que se interessou, e pronto... Agora todas essas atualizações estão todas juntas no mesmo lugar. Você não precisa visitar periodicamente todos esses blogs porque as postagens chegam para você.

Como faço para assinar um feed?

Bom, a maioria dos blogs disponibilizam essa possiblidade, e os que ainda não fazem isso, deveriam... Mas hoje o objetivo é mostrar como é fácil assinar um feed. Existem duas maneiras de fazer isso: Instalando um programa "agregador de feeds", ou fornecendo seu e-mail para receber as postagens automaticamente no e-mail indicado. Vamos começar pela segunda maneira: Por exemplo, aqui no Legenda Urbana, na barra da direita, logo no alto você identifica um campo para escrever seu e-mail, e depois basta clicar no botão: "Informe o e-mail aqui". Só isso!

A segunda maneira é instalando um programa para gerenciar as suas assinaturas. Chamamos este programas de agregadores de feeds. Dentre as boas opções, eu escolhi o Feed Reader porque é fácil utilizar. Se parece com um gerenciador de e-mails... Ao abrir o programa, ele se atualiza sozinho em segundos, e na barra da esquerda basta selecionar o blog assinado. na coluna do meio aparecem os títulos das postagens, e a postagem selecionada aparece na íntegra na barra da direita.

Legal! Eu gostei! Vou usar um agregador de feeds. Como eu assino um blog por lá?

Pode testar com o Legenda Urbana... Juro que não ficarei bravo! rs... No alto à direita você pode perceber um grande ícone com um boneco sentado no banco lendo um jornal. Os ícones podem variar de blog para blog, mas será fácil identificá-los. Nós, os blogueiros desejamos que você não perca tempo procurando por uma maneira de assinar nossos blogs. Ok, vamos lá: Ao clicar nesse ícone uma página surgirá, e agora basta copiar o conteúdo da barra de endereços do seu navegador de Internet; no caso do Legenda Urbana, este é o link: http://feeds.feedburner.com/blogspot/iTPW Agora basta adicionar este endereço no agregador de feeds que você já instalou. Pronto, é só isso!

Uma coisa eu posso garantir. Assinar os blogs de sua preferência vai agilizar bastante a leitura de todos eles. Espero merecer sua assinatura! Até o próximo post!

10/10/2009

Organize-se e otimize seu tempo



Desafio 7 Dias - Etapa 1 - Organize-se e otimize seu tempo

A primeira etapa deste desafio parece ter sido direcionada para mim, mas certamente é o problema que atinge a maioria dos blogueiros que ficam inativos por um tempo. Sempre achei que postar está ligado ao prazer de escrever, e não uma obrigação, mas as inspirações surgem a todo momento, e a maioria delas tem prazo de validade. Não veio para cá, passou...

Cumpro com responsabilidade os meus prazos profissionais como também me mantinha em dia com os trabalhos da faculdade. As tarefas domésticas também pedem sua cota de atenção para uma pessoa que mora sozinha, mas e o que nos dá prazer? É realizado quando? Quando estou esgotado mentalmente e fisicamente pelas tarefas do dia-a-dia me entrego, e perco tempo com coisas banais. Vou mudar isso na minha vida.

Não sei se mais alguém é assim, mas em muitas oportunidades que preciso ser seletivo, eu foco minha atenção em primeiro descartar o que posso, para depois ter a calma e a dedicação necessária para o que me interessa de fato.

Exemplo: Quando compro um jornal, sem nenhuma explicação racional começo a separar os cadernos que não gosto tanto, mas como eu adoro ler, não tenho coragem de jogá-los fora e gasto um tempo precioso com eles. Os cadernos que eu deixei para um momento mais tranquilo e que a leitura me dá mais prazer ficaram de lado. Mas e depois? Eu leio? Não, fica lá até que eu compre o próximo jornal. Por que eu faço essa idiotice? Completamente errado!

Faço o mesmo nos sites agregadores de links que blogueiros indicam suas postagens. Naquele oceano de indicações, vou deixando os blogs de ótimo conteúdo para ler depois, e vou visitando outros blogs para descobrir mais alguns para minha lista de favoritos. Acho até que essa fase é importante, mas quando leio os que eu gosto muito? Pode responder por mim. Você não tem como errar.

E assim eu tenho feito em quase tudo... Gasto muito do meu tempo "livre" com coisas menos produtivas.

Então eu proponho a seguinte campanha: Descarte já o que não te serve! 
Nada de "save the best for last"! O melhor para mim eu quero agora!

Agora eu vou me policiar! Me considero uma pessoa organizada para as coisas mais sérias, mas vou otimizar meus momentos de alívio para fazer as coisas que realmente me trazem prazer. E este blog estava estranhamente sempre no fim da minha lista. Agora isso vai mudar!

Se concorda comigo, aproveite e leia agora alguns outros posts desse blog. Todos foram escritos com carinho e expressam a maneira como eu penso. (Só que não vou ficar bravo se de alguma forma você guardar O Legenda Urbana para ler depois... Hehehe)

O renascimento de um blog



Uma nova fase vai se iniciar para o "Legenda Urbana". Este blog está perto de completar seu terceiro aniversário, e não quero que esta data chegue sem uma mudança que justique sua existência por tanto tempo. Nos dois últimos anos, a faculdade que concluí consumiu muito do meu tempo; somando alguns problemas pessoais e perdas irreparáveis, minhas postagens ficaram muito raras, mas eu quero que este espaço virtual continue sendo motivo de orgulho para mim.

E o universo parece ter conspirado à favor para que eu remova o "Legenda Urbana" do coma induzido que ele foi colocado. E a dedicação um amigo blogueiro tem servido de exemplo para que isso aconteça. O Alan Niemies do "Análise Blogueira". Ainda vou agradecer mais vezes, mas começo agora: Obrigado Alan!!!

Primeiro criei a coragem para submeter meu blog a uma análise completa do Alan em seu outro projeto que gratuitamente faz a resenha de blogs. A resenha para o Legenda Urbana saiu no dia 13/09/09, e você pode conferir aqui. Desde lá tenho procurado aplicar os conselhos que recebi, e muita coisa já mudou!

A renovação de layout, e principalmente de mentalidade já se iniciou.

E para não ficar apenas no discurso de renovação, este blog é um dos 43 participantes do desafio de 7 dias do "Análise Blogueira" para a otimização de nossos espaços virtuais. Portanto durante esta semana, postarei diariamente a minha experiência neste desafio. Espero que de alguma forma possa ajudar também quem não se inscreveu a tempo, mas deseja elevar seu blog a um patamar superior.

É isso! Para o alto, e avante!
Related Posts with Thumbnails