23/08/2010

Voto de protesto ou atestado de burrice?



Não sei se hoje em dia ainda é assim, mas quando eu estava nos meus primeiros anos de escola, havia uma votação que decidia quem seria o representante da classe. Aquele aluno que "ajudaria" as professoras a fazer chamada, marcar negativos, apagar a lousa, ir buscar alguma coisa na secretaria... Ou seja, um escravinho imbecil.

E a classe nunca escolhia os CDF's por um motivo óbvio. Era melhor eleger o aluno mais bagunceiro e sem noção porque este não cumpriria a função de delator oficial. Só que infelizmente a maioria não via nisso uma estratégia momentânea. Adotaram de vez o voto de protesto.

Em 1988, um chimpanzé do zoológico do Rio de Janeiro teve uma candidatura não-oficial lançada para prefeito. Era o Macaco Tião. Conclusão: Como o voto não era eletrônico, mais de 400 mil pessoas escreveram o nome do Macaco Tião na cédula de votação. Com esses números ele ficaria em terceiro lugar se a candidatura fosse oficial. (Eram 12 candidatos...)

Antes disso, em São Paulo, o Rinoceronte Cacareco obteve 100 mil votos para vereador! Um claro protesto ao baixo nível dos demais candidatos.

Quanto o voto passou a ser eletrônico, esse tipo de candidatura não-oficial se tornou impossível. Quem deseja anular seu voto deve digitar um número inexistente e confirmar. Começou então e era dos candidatos bizarros. O problema é que esses são de verdade, e se ganham uma vaga, eles assumem! Muito óbvio, mas parece que as pessoas não estão preocupadas com isso...

O falecido Enéas Carneiro a cada eleição para presidente obtinha mais votos. Sua imagem, e maneira enfurecida de se expressar faziam as pessoas rirem, e seria bom que ficasse nisso. Só que infelizmente tudo isso virou estratégia para outros candidatos... Era só a ponta do iceberg.

Não estou sugerindo que as pessoas votem em políticos "profissionais". Uma renovação seria muito mais do que benvinda, só que essa escolha deve ser feita com inteligência. O que um cantor, ex-atleta, ou artista famoso quer com uma candidatura, a não ser poder, influência e dinheiro? Ajudar o povo??? (A verdade é que agora estamos perdidos, porque ajudar o povo não é prioridade de nenhum deles...)

Voltando ao assunto, eu queria muito que a candidatura do Tiririca fosse um protesto. Só que um protesto da parte dele! Já pensaram como seria bom ver o mesmo na última semana do horário político retirando a candidatura, e sem vestir seu personagem pedir consciência na hora de votar? Seria uma lição, mas eu sou utópico mesmo... Ele é candidato de fato, e certamente será eleito para somente lá entre as feras descobrir as atribuições de seu cargo. Pior do que está, pode ficar sim... Eu não sou um "abestado"!

1 legendas adicionais:

Anônimo disse...

VOTE NO TIRIRICA...PIOR DO QUE TÁ NÃO FICA...KKKKKKKKK

Related Posts with Thumbnails