13/10/2009

Porque assinar um feed é uma ótima idéia?


A vantagem de assinar um feed

Imagine que você acaba de descobrir um blog com textos que te agradam, mas que não possui um intervalo definido entre uma postagem e outra. Passam-se alguns dias, e como o blog estava entre os seus favoritos, foi fácil acessá-lo de novo, mas infelizmente não havia ainda nenhuma postagem nova. Não seria bom se assim que uma novidade fosse postada, você imediatamente fosse avisado(a) para não ter que repetir as tentativas? Agora imagine que você tem vários blogs nessa situação...

A boa notícia é que é muito fácil resolver isso. Basta "assinar" um feed. Tem que pagar? É claro que não! Apenas pegamos emprestado o conceito de assinar uma revista ou jornal. Você pede para receber as atualizações dos blogs que se interessou, e pronto... Agora todas essas atualizações estão todas juntas no mesmo lugar. Você não precisa visitar periodicamente todos esses blogs porque as postagens chegam para você.

Como faço para assinar um feed?

Bom, a maioria dos blogs disponibilizam essa possiblidade, e os que ainda não fazem isso, deveriam... Mas hoje o objetivo é mostrar como é fácil assinar um feed. Existem duas maneiras de fazer isso: Instalando um programa "agregador de feeds", ou fornecendo seu e-mail para receber as postagens automaticamente no e-mail indicado. Vamos começar pela segunda maneira: Por exemplo, aqui no Legenda Urbana, na barra da direita, logo no alto você identifica um campo para escrever seu e-mail, e depois basta clicar no botão: "Informe o e-mail aqui". Só isso!

A segunda maneira é instalando um programa para gerenciar as suas assinaturas. Chamamos este programas de agregadores de feeds. Dentre as boas opções, eu escolhi o Feed Reader porque é fácil utilizar. Se parece com um gerenciador de e-mails... Ao abrir o programa, ele se atualiza sozinho em segundos, e na barra da esquerda basta selecionar o blog assinado. na coluna do meio aparecem os títulos das postagens, e a postagem selecionada aparece na íntegra na barra da direita.

Legal! Eu gostei! Vou usar um agregador de feeds. Como eu assino um blog por lá?

Pode testar com o Legenda Urbana... Juro que não ficarei bravo! rs... No alto à direita você pode perceber um grande ícone com um boneco sentado no banco lendo um jornal. Os ícones podem variar de blog para blog, mas será fácil identificá-los. Nós, os blogueiros desejamos que você não perca tempo procurando por uma maneira de assinar nossos blogs. Ok, vamos lá: Ao clicar nesse ícone uma página surgirá, e agora basta copiar o conteúdo da barra de endereços do seu navegador de Internet; no caso do Legenda Urbana, este é o link: http://feeds.feedburner.com/blogspot/iTPW Agora basta adicionar este endereço no agregador de feeds que você já instalou. Pronto, é só isso!

Uma coisa eu posso garantir. Assinar os blogs de sua preferência vai agilizar bastante a leitura de todos eles. Espero merecer sua assinatura! Até o próximo post!

0 legendas adicionais:

Related Posts with Thumbnails