03/02/2007

Paranóia da incompetência

A Ordem dos Advogados do Brasil realizou em 21 de Janeiro mais um exame da ordem. Na primeira fase deste exame, 77,9% dos bacharéis foram reprovados. O número assusta, mas o recorde negativo foi registrado em Maio/2005, onde apenas 7,16% conseguiram a aprovação!

Algo diferente me veio na cabeça... Esta reprovação deve ser comemorada, afinal a sociedade foi poupada de despreparados. Talvez não exista um filtro parecido para barrar a falta de ética, mas esta é uma questão bem mais complexa.

O que gostaria de dividir com vocês, é a preocupação de não ver o mesmo rigor para outras carreiras acadêmicas. Imagine que um parente querido que necessitou de cuidados médicos, e por não possuir nenhum médico que cuida da família por gerações, escolheu com o dedo indicador um profissional no catálogo do seu convênio de saúde. Pensando na mesma proporção do exame da ordem da OAB, estaria o escolhido dentro de qual percentual? É uma vida!

Ok! O paciente foi prudente e procurou uma segunda opinião... A estatística permanece. Os dois acertaram, ou cometeram o mesmo engano? E o engenheiro responsável pelo edifício que você economizou por uma vida para comprar o apartamento dos seus sonhos?

Chega, né? Já gastei a minha cota de paranóia por um ano inteiro! Ou faz sentido?

7 legendas adicionais:

Unknown disse...

Faz sentido sim, sua paranóia é legítima.As faculdades "cospem" profissionais semestralmente.Mas como saem de lá?
Como eu saí? E vc ?
Abraços

Anônimo disse...

É claro que faz sentido, o mesmo problema acontece com o ensino público, que foi simplesmente destruído para que as estatísticas melhorassem em contrapartida à qualidade de ensino que já não era boa.... Fazer o quê? torcer para que a rigidez não baixe a guarda jamais!!!

Anônimo disse...

olha...faz mto sentido. Eu não entendo pq o exame da OAB é tão rígido em comparação a outras carreiras...

Orange disse...

O mais preocupante esta nos exames de direção,
Todo dia é possível observar pessoas que com certeza não tem la um comportamento de "Direção Defensiva", mas mesmo assim a maioria passou nos exames, ´q algo deveras assustador o.o,
isso é válido para quase todas as carreiras,
No caso de políticos eu proponho o seguinte, bota cada um deles pra jogar Sim City 4 (ou a versão que vc quiser) , se eles conseguirem jogar sem levar a cidade pro colapso então beleza, mas na questão da ética isso infelizmente não xconsegue provar nada, e o pior é o desrespeito pela ética e a moral, tipo, consegue fazer merda em dosi planos diferentes |o|,
Acho que deveriam fazer aqueles testes com detector de mentiras nos políticos, acho q pouquíssimos sairíam livres...

R. S. Diniz disse...

"O paranóico é aquele que tem a mínima noção do que está acontecendo".




=]

Escorpiana Explosiva disse...

Passei aqui para conhecer sua casa e acabei me apaixonando.

Um abraço.

Anônimo disse...

Talvez eu esteja dizendo uma baita bobagem, mas...quem me garante que nesse exame da O.A.B., ao invés de realmente reprovarem os despreparados, não são aprovados apenas aqueles que se enqüadram mais no perfil ''clássico'' dos advogados? Será que não avaliam com mais peso a demagogia, a dupla-face e malícia? Desculpa, mas tenho algumas histórias traumáticas com advogados...

...será que não te ganhei na paranóia? Hehehehe, fazer o quê?

Related Posts with Thumbnails