10/07/2007

Onde está São Wally?

Ontem foi feriado aqui no Estado de São Paulo por causa da Revolução de 1932, e a capital ganhou uma estátua do apóstolo que deu nome a cidade. Só que desde 1964 que o projeto já existe. O escultor italiano Galileo Emendabili (1898-1974), sonhou com a construção de uma estátua gigantesca que ficaria no Pico do Jaraguá.

Cariocas, sintam-se à vontade para rir... A estátua teria conforme o projeto, 105 metros de altura. Para uma comparação rápida, o Cristo Redentor possui 38 metros. A estátua paulistana TERIA salas de conferência, auditório, sala de concertos e uma capela.

Mais de 40 anos depois, finalmente uma estátua de São Paulo foi inaugurada, porém com proporções muito mais tímidas. Com seus 3,6 metros, mais 90 cm de pedestal, nossa estátua não atingiu nem 10% do Cristo Redentor.

Paulistanos, olhem bem para a foto. Talvez nem vocês a vejam de perto, afinal o local escolhido foi a Praça Vinícius de Moraes, no Morumbi. É sério... Se você pensou num lugar como ao lado do marco zero da Praça da Sé; ou no viaduto do chá naquele enorme espaço em frente à prefeitura; ou ainda lá no final da Avenida Paulista; sinto muito em lhe frustrar...

Talvez agora seja a única vez que você lerá algum comentário sobre a estátua escondida.

7 legendas adicionais:

Orange disse...

Eu tinah ignorado o motiovo do feriaod, afinal estava durante as minhas férrias, e feriado em férias é mais um dia qualquer.

No dito dia me indagaram sobre o que era o feriado, eu não fazia a menor idéia, chetei adivinha o que? Revolução de 32.

Agora vejo que meu chute foi certeiro ^^

Realmente, essa vai ser provavelmente a´unica vez que eu vou ver essa estátua, mesmo que sejan a net, porque em vida duvido e muito que um dia ue va até o Morumbi o.O

.meeeeeeeel. disse...

hahahahah... pelo menos cês têm um feriado em julho... tudo bem, julho é férias, mas um feriado sempre é bom! hehhe...
mas que mini estátua, hein!!

R. S. Diniz disse...

Eu não sou chegado nessas picuinhas de cariocas versus paulistas, nem fico puxando a brasa pra sardinha da minha cidade, mas não pude deixar de rir das proporções da estátua que queriam fazer! Quase o triplo do Cristo Redentor... e o mais engraçado foi o tamanho dela.

Quanto a localização, não posso comentar porque não conheço nada de Sampa.


Mas olhe pelo lado bom... imagine a quantidade absurda de verba que teriam usado para uma obra de pura ostentação, não concorda?

ex-amnésico disse...

Bem, mesmo pequena foi dinheiro demais jogado fora com uma "homenagem" tão chinfrim!

Puxa, a estátua do padroeiro de São Caetano do Sul deve ter quase este tamanho...

:P

O Antagonista disse...

Putz, a estátua é essa aí da foto? Sei não, meio feinha, e ainda mais com apenas 3,6 metros?
Mas o importante não é o tamanho da estátua e sim o prazer que ela proporciona... kkkkk. Valeu!

Unknown disse...

cara o que galileo emendabili pensou? reunir os power rangers para salvar são paulo em seu megazord? credo.

Giovanna Vilela disse...

E depois dizem que os americanos � que s�o megaloman�acos... Por mim est� tudo bem, afinal a tal "maquete" fica bem ao lado da minha casa.

Related Posts with Thumbnails