28/01/2007

O Brasil que mete medo

O filme "Cidade de Deus" retratou um problema localizado. Como no documentário "Falcão, meninos do tráfico", revelou ao nosso próprio país uma realidade que poderíamos imaginar, mas que chocou pela intensidade dos depoimentos.
Acontece que esse documentário foi produzido por brasileiros que mergulharam no problema para retratá-lo com precisão, e de uma forma positiva tentar mudar a situação.

Mas o que dizer quando americanos resolvem fantasiar sobre nossos problemas? Já causa muita polêmica o filme "Turistas". Comparado ao violentíssimo "O Albergue", mostra mochileiros estrangeiros que são vítimas de uma quadrilha de tráfico de orgãos no Brasil.

Tal aberração poderia ser ignorada, afinal o filme estreiou nos E.U.A. sob pesadas críticas. No New York Times, o comentário foi esse: "Se a estupidez fosse crime, esses estúpidos do horror barato levariam chicotadas por um bom tempo"

Por aqui já se fala em boicote. Interessante, afinal o problema não está centrado na quadrilha de tráfico de orgãos, que poderia se originar em qualquer país... A ofensa está no retrato brasileiro que foi pintado. Por exemplo, um ônibus completamente ultrapassado que certamente não circula em nenhum lugar do mundo, "caipirinhas" envenenadas, sugestão de que orgãos roubados são para combater o imperialismo do primeiro mundo (!!!), um cirurgião que chama seu assistente índio de estúpido, e outras aberrações contra a verdade.

Só que agora um filme foi premiado no Festival de Sundance... O documentário americano "Manda bala", retrata o Brasil como um dos países mais violentos e corruptos do mundo, focando o rico corrupto ficando cada vez mais rico, e o pobre tentando se safar cometendo sequestros e outos crimes.

Alguma mentira quanto à corrupção? E quanto a falta de opção de muitos pobres que ingressam na criminalidade? Voltamos assim ao documentário "Falcão - Meninos do tráfico". Talvez o Brasil não seja um dos países mais violentos do mundo, mas algo precisa ser feito. Não pela visão americana do problema, afinal os maiores psicopatas são ianques, mas por nós mesmos.

8 legendas adicionais:

R. S. Diniz disse...

Do jeito que ele foi um fracasso nos EUA, acho até que essa porcaria de filme nem vai estrear aqui, e se for, será muita cara de pau.

No mias, não tenho nada a acrescentar, concordo com tudo o que você disse.

Miranda disse...

Todos temos que fazer algo por nós mesmos, se não temos apoio governamental, só nos basta criar coragem e melhorar não só a nossa calçada, mas ajudar a melhorar a do vizinho também, para que assim, a rua inteira nos ofereça o que queremos: conforto e dignidade...

quanto ao filme, paciencia, eu particularmente não me importo com a "verdade" que dizem sobre nós, e cabe a nós mesmos mudarmos esta realidade, mas não para eles...

Miranda disse...

esqueci-me de deixar abraços, ehehehhe

Anônimo disse...

Falou e disse, seu Johnny, dessa vez não acrescento uma vírgula. 'Tô contigo e não abro!

Um abraço!

Felipe Albertao disse...

João!! Esse "Turistas" é sem noção, até nos EUA o filme foi ridicularizado!!! Assista "Favela Rising", um ótimo filme estrangeiro sobre o problema social brasileiro.

http://favelarising.com/

Falou!

Felipão

Escorpiana Explosiva disse...

Hoje estou de volta e percebi que andei perdendo muito textos legais.

Cheguei a olhar um pedaço desse fimel mais confesso que não achei grande coisa.


Na verdade meu caro amigo eu nem sei o que pensar pois últimamente as pessoas se tornaram violetas até com as pessoas de sua familia.

Mas eu vejo que a violência esta em todo lugar e muitas vezes são pessoas que fugiram de outros paises para se esconder aqui no Brasil.

E atraves dessas pessoas que o Brasil passa a ser visto como um dos paises mais violentos do mundo.


Mas nós Brasileiros é que temos que mostra a outra cara do Brasil e não deixar as coisas como estão.

Afinal de contas e nós que temos que fazer algo por nós e não esperar pelos outros.


Um bj.

ex-amnésico disse...

Mais uma peça de propaganda negativa e desinformação, tipo "risco Brasil".
Como dizia meu avô, só pra inglês ver.

"Favela Rising", é? Bom saber! Blog também é cultura! rsrsrs!

Chantinon disse...

Estou enganado ou todos aqui nunca andaram pelo Brasil?
Essa semana um Ônibus colidiu na Bahia, estava em uma estrada paralela para fugir da policia. Carregava nordestinos miseráveis que pagam mais barato e correm risco de vida. O mesmo ônibus já havia sido autuado 13 vezes (Isso mesmo!).
O filme Turistas se passa entre Recife e Salvador, mas pode ter sido filmado no RJ ou ES, porém, o ônibus que aparece no filme existe aos montes no Brasil.
Existe tráfico de orgãos no mundo inteiro, como escravidão.
Sobre Manda Bala, espero que ele seja traduzido e caia nos camelos, só assim o povo terá acesso.
E sim, quem vive na miséria se acha no direito de colocar um revolver na mão e sair matando.
Se não somos o país mais violento do mundo me expliquem as 14.000 mortes por bala ao ano.
E índices de 60 a 100 mortes violentas para cara 100.000 habitantes. É mais fácil você morrer a bala em Recife do que em Cabul.
Desculpem o desabafo, mas parece que todos aqui acreditam em TV e PT, acordem!

Related Posts with Thumbnails