27/03/2007

Exemplo de resistência (RELOADED)


No nosso dia-a-dia, costumamos presenciar a tirania oprimindo quem não detem poder monetário. E quando algo diferente acontece, devemos reconhecer que ainda existem pessoas que fazem parte da resistência dos seres humanos valorosos, ter orgulho disso, e divulgar.

É o caso da foto acima, onde para forçar que os moradores vendessem sua propriedade, uma poderosa construtora chinesa demoliu todos os imóveis em torno da casa, e criou um fosso de dez metros que até impossibilitou o acesso digno a residência.

Duzentas famílias concordaram com a indenização, ou desistiram, por saber o que acontece com pessoas normais que enfrentam os poderosos empreendedores imobiliários (espancamentos e até prisões), mas Wu Ping, e seu marido Yang Wu contaram com a ajuda de blogueiros chineses. A estratégia seguinte de atrair a atenção da imprensa, surtiu efeito para que eles consiguissem resistir por tanto tempo. Ter a mídia ao seu lado acompanhando o processo protege o casal, já que hoje na China a opinião pública é muito mais considerada.

Não vou julgar se a atitude é oportunista visando uma indenização bem maior, mas pela declaração de Yang Wu, o que eles querem é uma propriedade de mesmo valor. O que me interessou aqui foi a resistência. Exemplo raro, e valioso para nos deixar com orgulho de ver pessoas corajosas lutando por valores quase esquecidos no mundo de hoje.

Quem não se lembra do Massacre na Praça da Paz Celestial? Curiosamente um outro exemplo vindo da China, onde um estudante posicionou seu frágil corpo humano na frente de uma fileira de tanques. Isso foi em 1988, e ainda lembramos de sua coragem.

O casal da nossa história provavelmente perderá a batalha em breve, mas sua determinação pela defesa de valores nobres também ficará guardada com carinho nas minhas memórias. Que bom seria que em algum lugar no mundo isso tivesse um final diferente.

Alguns devem ter se lembrado nesse momento daquele desenho do Pica-Pau, onde uma construtora desistiu de derrubar seu querido lar, e construiu a rodovia criando um viaduto desviando da árvore por cima... (Que mais parecia uma montanha russa de tão íngrime... rs...)
Será que o casal Wu assistiu esse desenho? Pouco provável, mas deixo aqui minha admiração a eles.
---------------------------------------------------------
Essa foi ótima!!! Esta foto é do dia 17/04/2007
E é outro caso na China!!!
O dono de um sobrado de seis andares na cidade de Shenzhen talvez inspirado no caso acima, também resiste bravamente se recusando a vender seu terreno para uma outra poderosa empreiteira que planeja erguer um complexo finaceiro.
Você pode achar que estou brincando, mas eu também fiquei surpreso quando me deparei com este novo caso. Infelizmente não tenho maiores detalhes, mas você pode comprovar a veracidade clicando aqui.
Quando clicar no link, procure a miniatura da foto na barra à direita.

8 legendas adicionais:

Descharth disse...

Palmas para o casal, principalmente porque pelo o que foi visto na foto e dito com maestria por você, o acesso á residência está difícil.
A China é um país estranho...muito estranho.
Aqui no rj temos o exemplo do cara que construiu uma casa flutuante no canal da cunha.A prefeitura queria tira-lo de lá, mas ele reuniu a imprensa e todos ficaram maravilhados com a construção,que teve como base garrafas de pet.Resultado, terá sua casinha rebocada para aguas mais tranquilas .....

ex-amnésico disse...

Concordo em gênero, número e espécie com os dois. O poder predatório das grandes empresas (apoiado via lobby pelos governos) só conhece e teme uma força: a mobilização popular. Infelizmente, não posso deixar de notar que os outros vizinhos desse casal de heróis não teve solidariedade para se apoiarem mutuamente. Mas já é um consolo saber que ainda há gente de coragem nesse mundo...
p.s.1 Fiquei sabendo desse caso no RJ, lá além da mobilização, entra em pauta a criatividade, a tal casa é um espetáculo!
p.s.2 Outro desenho que tratou do mesmo tema foi o Pernalonga; a especulação imobiliária não poupa nem cartoon!

Miranda disse...

Andamos tão esquecidos dos valores e da dignidade que estes estão virando objeto de filmes épicos, como se extintos em época anterior... palmas para o casal!!!!

Eduardo Vilar disse...

o que eu fiquei sabendo (desculpa, não tenho nenhum link com fontes) é que esse jovem da Praça da Paz Celestial foi assassinado menos de uma semana depois do ocorrido.
é...

Elton Luz disse...

eu aposto que o casal assistiu sim o cartoon... O negocio é que os chineses são sers estranhos e ditam nosso futuro ainda vivendo nosso passado.
Perigo!

Escorpiana Explosiva disse...

DESEJO BOA PÁSCOA

ex-amnésico disse...

Tanto identidade como o paradeiro do "Tank Man", como ele é conhecido pela imprensa internacional, continuam um mistério até hoje. Algumas versões o dão como morto, assassinado ou 14 dias ou "poucos meses" depois do protesto, ou ainda, preso na ocasião pelo Bureau de Segurança Pública Chinês. Há também rumores de que ele estaria vivendo clandestinamente no interior da China, ou em Taiwan. Seja como for, nenhuma evidência concreta foi apresentada, para nenhuma das versões.
Espero que esse casal não "evapore" também!

Orange disse...

Nossa,
eles devem ser osso duro de roer, enfrentar assim de boa uma grande construtora, *palmas*

como vc idsse é raro isso acontecer nos dias de hj, mas pelo menos aocntece ^^

Related Posts with Thumbnails