28/06/2007

Of Mice and Men

O que voce vê na imagem acima? Um rato, ou um homem de óculos? Aprendi que tais imagens procuram nos confundir com suas partes integradas formando mais de uma idéia. A isso chamam Gestalt. Conhecer o todo através das partes, e não o contrário...

Imagem bem apropriada para o que quero comentar hoje. A revista científica "Nature" publicou estudos sobre um novo tipo de células-tronco embrionárias de ratos que aumentam as esperanças da medicina regenerativa de órgãos doentes do corpo humano. (Lembro de já ter assistido uma reportagem de um rato que tinha em suas costas uma orelha com o formato e tamanho da orelha humana. Uma verdadeira aberração).

Mas voltando ao assunto, tais estudos apontam que as células-tronco dos ratos e as dos homens são muito mais próximas que se acreditava. Cada vez que brincam de Deus, os cientistas chegam mais perto de um futuro onde as pessoas serão cuidadosamente "montadas" com kits genéticos.

Para aumentar nossa confusão, hoje já podemos contemplar indivíduos que se portam como ratos; alguns que já são ratazanas bem trajadas, mas que negam até a morte a sua natureza roedora; e uma comunidade de ratos-sapiens que se protege para que nenhum de seus membros seja capturado com a boca no queijo. Quem mexeu no seu queijo? A imprensa jura que está tentando descobrir... Deve ter sido o "Cérebro", afinal o "Pink" está fora de questão.
Bons tempos aqueles que as ratoeiras funcionavam...

Olhe a imagem novamente.

3 legendas adicionais:

ex-amnésico disse...

Ratos com orelha humana, porcos com pele humana...

Afinal, o que são as aberrações: "eles" ou "nós"?

ex-amnésico disse...

"Eles" ou "nós"... Lembrei de "Us and Them" do Floyd. Não que tenha muito a ver com o tema, mas...

Relendo o texto, também me lembrei de "Admirável Mundo Novo" e "Regresso ao Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley.
Este mundo está ficando cada vez mais estranho! E até vale citar "...um chato que me grita nos ouvidos..."

Miranda disse...

Te indiquei como uma das 7 mearavilhas da blogosfera :) espero que nao se importe! té mais!

Related Posts with Thumbnails