22/04/2008

O petróleo é nosso?


Fato número 1:
Uns quinze dias atrás o Brasil encontrou em sua costa marítima aquele que pode ser o terceiro maior poço de petróleo do mundo. Se toda essa capacidade se confirmar, a descoberta vai colocar nosso país em um outro patamar no cenário internacional.
Tal possibilidade já rendeu comentários na imprensa internacional de que o Brasil ingressa em uma Golden Age. O Presidente Lula, já começa a ser apelidado de Sheik.
Antes dessas boas notícias, recentemente foi comemorado que os créditos do Brasil no exterior já superam a dívida externa, e isso cria condições para o Brasil quitar toda a sua dívida. Ou seja, o Brasil não quitou sua dívida externa como muitos entenderam... O que acontece é que se o Brasil quiser usar suas reservas para quitar a dívida, isso já é possível, mas não seria nada prudente “torrar” as reservas do país no momento que a crise financeira americana ameaça fortemente se espalhar pelo mundo. Nossa frágil economia precisa dessa reserva para se precaver.
De qualquer forma, o momento de boas notícias vivido pelo Brasil era inimaginável! Nossa moeda crescendo enquanto o dólar despenca. Alguém pode me beliscar?

Fato número 2:
O porta-aviões americano George Washington, duas fragatas, e cerca de cinco mil tripulantes estão desde este final de semana na Baía da Guanabara. Vieram para um exercício naval e troca de experiências técnicas entre EUA, Brasil, e Argentina.
É um evento que acontece desde 1959, e a Marinha do Brasil informou que serão realizados vários exercícios de guerra anti-submarino, de superfície e antiaérea, além de manobras transferência de combustível. O ponto alto será uma situação de crise fictícia.

Teoria da Conspiração:
Os paladinos da justiça no planeta se apresentam para resolver os conflitos mundiais justamente onde existe riqueza de petróleo. No momento que o Brasil desponta como potência emergente, e mantém laços de amizade com lideranças perigosas à influência americana na América latina, os EUA resolvem brincar de mostra o seu que eu mostro o meu. A mais poderosa arma de guerra americana ao lado dos navios brasileiros e argentinos. (Detalhe, o porta-aviões brasileiro São Paulo está em reparos.)
Teriam crescido os olhos, e pedido um pedaço do bolo bonito que o Brasil descobriu?
Olá garotinho! Me dá um pedaço desse bolo? Não é porque eu estou de camiseta regata mostrando os meus poderosos músculos, mas como uma prova de amizade...
Um fato não tem nada a ver com o outro, mas acabo de arrumar uma nova desculpa se eu demorar a postar de novo, não é Mel Gibson?

4 legendas adicionais:

Cris Medeiros disse...

Obrigada por sua visita em meu blog!

Interessante sua história sobre o ciúme da sua namorada! É o que digo, ciúme dosado, discreto, até dá para aguentar, mas quando a pessoa começa a brigar com vc por coisas que não fez, aí é hora de dar um basta!

Beijos

O Antagonista disse...

Se essa "possível" nova e gigantesca reserva de petróleo fosse na amazônia, nós estaríamos fuidid... De qualquer forma, é bom ficar de olho, porque o petróleo que se descobre aqui é cada vez menos nosso!

Valeu, bem vindo de volta!

ex-amnésico disse...

Eu nem me preocuparia muito, já que 'soberania nacional' sempre foi apenas um jogo que o Brasil joga desde de sua 'descoberta' (justamente para ficar longe de conflitos armados de verdade. Obs.: guerra do Paraguai não conta).

Quanto aos parasitas planetários... bom, aqui é o quintal deles, fazer o que?

Anônimo disse...

''Teoria'' o carajo!

...o jogo é muito mais sujo do que nossas inocentes cabeças ousam imaginar...

...precisamos é de mais Johnnys apontando ''teorias''...

Related Posts with Thumbnails