29/10/2009

Otimizando o SEO de um blog



Antigamente as pessoas escreviam para outras pessoas através de cartas, e alguns privilegiados exerciam o ofício do jornalismo, e dessa forma escreviam para muitos. Na era digital, os incluídos vislumbraram a possibilidade de expandir seus pensamentos em blogs. Isso abriu um universo de possibilidades, mas como escapar da triste situação de escrever publicamente, e ficar escondido num oceano de conteúdo?

Bem, você pode escrever para muitos, mas focado em escrever para um ser em especial: O oráculo! (Também conhecido como Google!). Se ele te ignora, você não existe. Não é assim que dizem? Você pode produzir textos de qualidade, pode se esforçar na divulgação de seus posts em redes sociais, pode fechar muitas parcerias com outros blogs, mas quando alguém pesquisar no oráculo por algum tema que você aborda, seu blog tem que aparecer bem posicionado...

E para o posicionamento do seu blog melhorar, em algum momento você deve aprender o que é SEO (Search Engine Optmization). Resumindo, posso dizer que são os processos que facilitam a localização, e interpretação do conteúdo para os sites de busca. Para concluir mais uma etapa do desafio de otimização de blogs, o Legenda Urbana tem  o prazer de afirmar que melhorou o SEO em vários itens, e que já descobriu o que ainda pode melhorar. A seguir, algumas ações já efetuadas:

Nunca é tarde. Apenas traduzindo, são as ferramentas disponibilizadas para os webmasters para análise profunda de um site ou blog. Basta possuir uma conta do Google, e informar qual é o endereço da sua página principal. Assim poderá entender como o Google te "enxerga", e se detectou problemas para localizar o seu blog.

Descobri muita coisa por lá, e corrigi problemas que nem imaginava ter. Recomendo que todo blogueiro faça o mesmo, nem que seja apenas pela curiosidade.

Um pouco mais sobre Sitemap
Sitemap é diferente de mapa do site. Não confunda! O sitemap é um arquivo criado através de um mapeamento das páginas do seu blog para os "robôs" dos sites de busca. Com relativa facilidade um sitemap pode ser gerado no sentido de melhorar a indexação de todas as páginas internas de seu blog. Vou replicar os links que me indicaram: No Wordpress, crie seu sitemap com este plugin.  Se você usa o Blogger, leia este post.(Mas não agora, hein... Termine de ler este post... rs...)

Ao criar e enviar meu sitemap para o Google Webmaster Tools, após aguardar a análise, descobri para minha felicidade que nenhum erro foi encontrado, e que a indexação de meus posts está devidamente otimizada.

Adwords, e palavras-chave
Outro recurso bem interessante que o Alan, do Análise Blogueira nos apresentou, foi o Google Adwords. Esta ferramenta permite pesquisar por uma palavra que você pretende usar como chave no seu post, mas não tem certeza se é a melhor escolha. Um relatório com palavras relacionadas te ajuda a descobrir quais são as mais fortes, e quais oferecem menor concorrência.

Se você insistir em usar palavras-chave que os sites poderosos usam com frequência, é com estes sites que você disputará as primeiras páginas do Google. Que tal pensar nisso? Concordo tanto que isso é importante, que vou rever posts antigos no intuito de testar outras palavras-chave para descobrir se eles ganham mais visitas com este procedimento. 

Meta tags
Pois é... O Legenda Urbana não possuia meta tags... Se eu soubesse que era tão simples já tinha resolvido isso há bastante tempo. Meta tags são códigos incluídos no cabeçalho das páginas html para imbutir informações sobre o autor, sobre os direitos autorais das páginas, informar sobre o que trata o seu blog, e listar as palavras-chave no site inteiro, e não apenas em cada página interna.

Vários blogs especializados explicam detalhadamente como criar as meta tags. O que vou indicar é uma ferramenta para analizar o SEO do seu blog antes e principalmente depois de colocar as meta tags. Indique a url do seu blog no Meta Tag Analyzer, e muitos dados internos vão aparecer para te ajudar a entender o que já funciona bem, e o que precisa melhorar.

Descobri por exemplo, que a relevância da descrição do "Legenda Urbana" é de 83% e que foi considerada muito boa pelo Meta Tag Analyzer. Já as primeiras palavras-chave que indiquei não tiveram tanta relevância assim porque é difícil colocar palavras-chave em um blog pessoal com assuntos tão diversos, mas após algumas inclusões de palavras, e substituição de outras, consegui uma boa avaliação também das palavras-chave do meu blog. O índice subiu para 71% de relevância, o que foi considerado bom. Vou estudar algumas mudanças para melhorar mais ainda depois.

Conclusão
Reserve um tempo para estudar este tema porque o que fiz aqui no Legenda Urbana foi apenas o básico, mas já percebi a importância da otimização para os sites de busca. Espero que minha experiência te motive a analisar os seus números também, porque a blogosfera só tem a ganhar.

0 legendas adicionais:

Related Posts with Thumbnails