15/10/2009

Qualidade de navegação e leitura



Dando sequência ao desafio de sete dias para otimização de blogs, o tema proposto para esta terceira fase é a qualidade de navegação interna, e a facilitação da leitura do conteúdo dos blogs. Um bom planejamento dos posicionamentos dos elementos da página aliados a uma interpretação clara dos textos, é fundamental para aqueles que visitam seu blog, e em um segundo momento até para pensar em rendimentos.

Pensando nessas possibilidades, o que já mudou no Legenda Urbana, e ainda vai mudar? Dentro do tema de hoje, relatarei minha experiência abaixo:

Cabeçalho
O ideal é que a imagem escolhida para representar seu blog seja totalmente exclusiva, e que remeta de imediato ao tipo de conteúdo que seu leitor encontrará nos posts. No caso deste blog, a intenção é mostrar a visão de um metropolitano de seu universo, e legendá-la aos demais como num filme. A imagem com a cidade com o texto imitando uma legenda amarela tem a pretensão de traduzi-la, e está presente no blog desde seu nascimento, há quase três anos atrás.

Não tenho um logotipo, ou mascote para o blog, mas é algo que está nos meus planos reformular em breve. Só não o fiz ainda porque demanda tempo e capricho. Quem sabe venha a tempo para o aniversário do blog... Havendo um logotipo, a recomendação é que ele apareça logo na esquerda porque é o padrão, e se possível que venha acompanhado de um slogan que torne claro do que trata seu blog.

Hoje a maioria dos blogs contêm uma barra horizontal separando as categorias por temas, e indicando formas de contato, regras para parceria, e navegações internas em geral. Esta barra é algo novo por aqui, e a maioria dos itens já está criada e funcional. (Mais um lugar para indicar seus feeds...)

Barra lateral
Este blog nunca pecou pelo excesso de widgets, e resiste bravamente a tentação de elementos que atraiam a atenção do leitor mais do que meus textos. A essência de um blog deve ser seu conteúdo, e animações em flash, nuvens de tags girando, rodízio de fotos, múltiplos banners piscando, scripts que mudam a seta do mouse, e coisas afins são elementos desnecessários.

Se você também preza pelo conteúdo, considere diminuir esses elementos do seu blog, deixando apenas por exemplo: Imagem para feeds, algo sobre você, os blogs que indica (Aqui uma ressalva: Indique o que realmente tem valor!!! Indicar é assinar embaixo, certo?), e depois será suficiente completar com indicadores de visitas, seguidores e links para atingir os posts anteriores. Pretendo promover melhor meus posts antigos nessa barra lateral, mas ainda penso uma boa maneira de fazer isso. De resto, procure deixar todas as imagens e elementos com a mesma largura em pixels para manter uma padronização, e o que puder ficar centralizado, opte por esse alinhamento.

Área dos posts
Também recentemente aderi ao widget LinkWithin e pude perceber um efeito imediato no número de pages view do blog, e do tempo em que os leitores permanecem por aqui. Alguns posts antigos voltaram a receber boa quantidade de visitas, e isso é uma melhora substancial na navegação para seu blog. Acredite!

Como podem perceber, passei a separar meus blocos de texto em tópicos em negrito para ajudar o leitor que deseja ir direto a um assunto específico. Em narrativas isso não é necessário, mas sempre que possível farei uso dos sub-títulos.

No sentido de não cegar seus leitores pense em contrastes agradáveis entre fundo e texto. Eu era adepto do fundo preto com letras em branco porque queria passar um ar mais soturno e gótico, mas depois de um tempo, coloquei uma imagem atrás dos textos... Não ficou bom! Era essa imagem que agora está nas laterais. O texto continuava em branco. Devo mais essa ao Alan! Sei que ainda vai melhorar, mas o Legenda Urbana está mais navegável e bem mais legível do que antes.



3 legendas adicionais:

Sandra - Info-Macross disse...

Olá!
Também estou participando do desafio e estou agora cumprindo a quarta etapa!
Encontrei seu blog no dihitt, vendo seu post e o layout de seu blog ficou bom, a barra de navegação no cabeçalho é realmente importante e tem opções úteis, tirando as duas últimas rs...
Colocar o feed bem acima é uma ótima idéia do Alan, também coloquei no meu!
Um abraço e boa sorte com a maratona!

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

Alan, vou ter de ler todo os desafios pois peguei o bonde andando. No presente texto já muita coisa pertinente e outras que preciso ver com mais clareza. Existe por parte de alguns expert em blogs a tendência de dizer que o que interessa é o conteúdo. Eu discordo. O principal é o conteúdo. Estou blogando há menos de 6 meses e tenho mais de 100 posts. Quem o visita vê conteúdo, sim. Cuidei da navegação. Mas parece uma árvore de natal!
Por ser um blog de variedades, enontra-se de tudo por lá. Apesar disso, tem dado certo. Tenho acompanhado a audência e ela vem crescendo vertiginosamente, bem como os comentários...
Veja o que concluí dessa minha experiência:
1-Conteúdo interessante(Novidades, atualidades e uma certa polêmica)
2-Navegação
3-Gente no blog!
5-Interação com outros blogs
Foi o que eu percebi que tem alavancado e que me deixa também motivado para blogar.
Agora vou ler sua série de posts e repensar o que fiz até agora. Com certeza terei coisas a mexer lá, desde que esses tópicos aí contiuem, pois estão testados (Não é bom mexer demais no time).
Um abraço!
-Profex

Johnny disse...

Boas observações do Profex, mas eu não sou o Alan...
:)

Related Posts with Thumbnails