17/10/2009

Divulgue seu blog adequadamente!


Quem cria um blog com a intenção de mantê-lo por bastante tempo, certamente se preocupa em cada vez mais angariar visitantes. A tarefa se torna mais difícil para aqueles que optam por postar um conteúdo original, e sendo assim, vamos cumprir mais uma etapa do desafio de otimização de blogs.

Talvez seja justamente isso que o "Legenda Urbana" mais necessita: Uma divulgação eficiente que reforce laços com outros blogs, e dessa forma possa atrair bons comentários, e audiência regular. Então vou relatar em seguida as providências tomadas para continuar o processo de renovação deste blog.

Comentários
Sempre fui um ávido leitor de outros blogs, e ao encontrar bons textos com pensamentos inteligentes, procurava dar a minha contribuição com um comentário relevante ao tema. O que acontece, é que quando um autor se sentia curioso em ver meu blog, e retribuir um comentário, encontrava este espaço sem atualizações frequentes. (Portanto, antes de mais nada, mantenha seu blog atualizado!)

Para cumprir as cinco postagens sugeridas no desafio, foi algo bem tranquilo, já que faço comentários regurlarmente. Foi só correr atrás do links das postagens, que agora cito aqui:


Divulgação em redes sociais
Nos primeiros meses depois da criação deste blog (Out/2006), fazia minhas divulgações de posts no Orkut em comunidades de blogueiros, e fiz algumas amizades por lá. Funcionou por um tempo, mas me senti desistimulado porque existiam algumas pessoas que ficavam repetindo seus links infinitamente, e em poucos minutos a minha divulgação já estava lá para a terceira página... Não sei como estas comunidades estão hoje já que não as acompanho.

Estou no diHITT desde Julho/2008, e por muito tempo apenas acompanhei diariamente as postagens, sem indicar nenhuma notícia, mas agora coloco todas as minhas postagens por lá. Concordo que esta é a melhor ferramenta atual para a divulgação do seu blog. Se ainda não está por lá, recomendo que faça isso.

Há dois meses criei um perfil no Twitter apenas para este blog. (O perfil pessoal eu já tenho a mais tempo e você encontra fácil na barra da direita). Coloquei um plano de fundo que reforça a identidade com o "Legenda Urbana", e pretendo divulgar desde meus posts mais antigos que não perdem a atualidade, até os que lançarei daqui para a frente. Estou seguindo perfis de outros blogs, e alguns já me seguem de volta. A estratégia para a primeira etapa teve êxito, pois de nada adiantaria divulgar as postagens se não tivesse seguidores. Se seu blog está por lá, podemos nos seguir. Mande o link no comentário desde post.

Como a proposta do desafio é aumentar a divulgação, resolvi testar 3 postagens um pouco mais antigas em outras redes sociais, para nos próximos dias acompanhar pelo Sitemeter quais me trouxeram algum resultado. Os posts divulgados foram: Desabafos constrangedores; Portabilidade Pessoal; e Should I Stay Or Should I Go? As redes sociais que testei foram: Bombanet; Link-Me e Ocioso. Agora é esperar os resultados...

Fóruns:
Uma forma muito eficaz de conseguir visitas que também passarei a testar, é participar gradualmente de um fórum de discussão. Já participei de um fórum sobre meu time de coração (só direi que é um verde e branco que fica na capital paulistana, e tem origens italianas... rs...), mas o público é diferente, e não tinha nada a ver divulgar o "Legenda Urbana" por lá.

E encontrar um fórum com o mesmo nicho que seu blog abrange é muito importante! Participe, ajude, contribua com boas opiniões, que as pessoas de lá vão querer saber mais sobre os assuntos que você domina, a adivinhe onde eles irão procurar? No seu blog, é claro... No meu caso, me inscrevi no Blogueiros, que faz parte do Interney, e vou aos poucos colocar minhas opiniões por lá.

Conclusão:
Agora fica mais claro porque é necessário possuir uma lista de atividades que organize as ações que devemos fazer no sentido de ver nossos blogs evoluindo. Acho que vou postar em um dia, e no seguinte usar meu tempo para divulgar o post. Preciso na verdade é colocar a mão na massa, e ir adaptando o ritmo conforme minhas responsabilidades obrigações profissionais permitirem. Não é sempre que tenho tempo para o "Legenda Urbana", mas abandonado ele não ficará mais! :)

5 legendas adicionais:

Filipe disse...

Olá amigo

muito interessante a sua opinião e muito humilde. divulgar um blog e ser reconhecido pelo nosso trabalho, não é fácil, mas o tempo dirá a sua justiça.

Força, um abraço

Fabiano Roberto disse...

ter e divulgar um blog dá muito trabalho mesmo...

o pior que ainda vez ou outra aparece alguém dizendo se tem um código para conseguir tantas visitas por dia kkk

Unknown disse...

Quando criei o Vassourando, a intenção era a de resgatar minha boas e não tão boas lembranças... mas, que foram importantres ao longo da minha vidinha.

Nunca tive pretensão de atingir altos ranks até porquê, por seu um blog saudosista, não tem tantos atrativos.
No entanto, descobrí que muita gente gosta sim, de "coisinhas mofadas"... (risos).

Hoje o blog é reconhecido, tem parceiros queridos e leitores frequentes (meus queridos vassourantes como eu, carinhosamente, os chamo).
Não tenho dom da palavra, tenho pouca instrução... mas, o segredo, é "falar" com o coração.

Claro que, 80% das pessoas que acessam, vem de sites de buscas... alguns se identificam e voltam... outros encontram o que buscam e só.
A minha surpresa é que o Vassourando, atinge um alvo de leitores, das mais variadas faixas etárias.
Comentários dos mais diversos:
- Alguns dizem terem se emocionado, por relembrar algo.
- Jovens que dizem ter ouvido os pais, muitas das coisas que coloco lá... e assim por diante.
Isso, definitivamente, não tem prêço.

Não posso deixar de mencionar, os grandes e queridos amigos, que fiz desde a criação do blog.

Jhonny...
Fiquei lisonjeada por ter meu "cantinho" citado aqui e, pelo comentário carinhoso e sensato que você deixou lá.
Seja sempre bem vindo e sucesso, muito sucesso!!!
Beijokinhas cheias de energias azuis!
*

Doutora do Amor disse...

Bom dia,

Gostei da reportagem! Interessante!!!

Anônimo disse...

olá gostei muito deste post,no meu blog também tenho algumas postagens sobre técnicas de SEO.
Aguardo sua Visita.
http://bebunsdanet.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails