09/12/2007

Dicas para lidar com atendentes


Se tem uma coisa que te irrita profundamente é ter que argumentar com atendentes de telemarketing... Acertei? As chances de errar nessa afirmação são quase nulas.
Como a informação é uma arma poderosa, após te fornecer alguma munição, vou deixar no final um link para uma notícia bem interessante. (Afinal não desejo que vc saia do blog assim tão rápido. hehehe...) Vai ser um post longo, mas esclarecedor.

Vamos lá! Como eu já trabalhei em duas empresas que tem este tipo de atendimento, posso contar o que vi e ouvi além das linhas "inimigas". Talvez o maior conselho seja justamente não tratar o atendente como inimigo. Analise comigo quem é este indivíduo que está do outro lado da linha. Vai parecer que estou defendendo os atendentes, mas na verdade serei justo. Vou assoprar, mas tenho o que bater também. Entenda o todo, ok?

Quase sempre é alguem que não conseguia seu primeiro emprego, e resolveu tentar este caminho difícil, porque é justamente no telemarketing que as agências de emprego conseguem mais oportunidades. Entenda a pressão desta pessoa em começar, ou voltar a trabalhar, depois de muito tempo ouvindo "nãos".

Para ajudar a ilustrar, vou criar um personagem. Seu nome real não importa, pois agora será batizado como Wescley Ricardo. (Um codinome vergonhoso inventado por seu coordenador).

Ao chegar na empresa, quase todos passam nos testes, afinal a demanda é muito grande. Esses testes foram rigorosos? Voce já deve ter deduzido que não... Depois vem o "treinamento", onde nosso amigo recebe um manual gigante sobre todos os procedimentos da empresa.

Você como cliente conheceu o que tem lá quando contratou o serviço? Não? Nem o Wesley Ricardo terá tempo para conhecer, pois em pouco tempo será lançado ao fogo das PA's. (Posições de atendimento).

Chegamos onde eu queria. O cara precisa muito desse emprego, e despreparado vai para a guerra. Sabe que suas conversas serão monitoradas, e foi orientado a atender como um robô. Seu script é seguido rigorosamente cerca 300 vezes por dia, afinal ele será cobrado se não atender essa média. Depois de um tempo, já atende seu telefone de casa seguindo o script. Ouvi vários relatos desses... rs...

Conflito interno. Muitas vezes o Wesley Ricardo não saberá quem defender. A empresa que paga seu salário, ou o cliente que está coberto de razão? Nem sempre o cliente está correto, é verdade... Tem muito "espertinho" tentando obter vantagens pela Lei de Gérson, mas vamos nos basear no cliente-vítima, ok?

Este cliente-vítima se transforma em vilão rapidamente se grita e ofende o atendente. Não é na truculência verbal que você conseguirá o que precisa. É uma covardia ofender assim, já sabendo que não poderá ser ofendido de volta. Entenda que se o atendente não sabe ao certo de que lado do time ele joga, ter o mesmo como aliado é o mais inteligente. Ele vai tentar encontrar um caminho para te ajudar, e muitas vezes não há. Lembre-se as regras que ele segue foram ardilosamente criadas pela empresa.

Tente manter a calma se ele demorar a entender o seu caso. A variedade de problemas é muito grande, e a cabeça dele já virou um trevo logo depois do primeiro atendimento do dia. A quinta geração da família dele não tem nada a ver com a sua disputa com a empresa. Ele não te enganou. Ele não te roubou. Imagine se você fosse chamado de ladrão várias vezes por dia... As pessoas quando lesadas tem a tendência de dizer que se o atendente representa a empresa, é ele que vai ouvir os palavrões.

E agora o atendente-vítima é que se transforma em vilão. Você vai gostar mais desta parte. rs...
Com alguma experiência, o Wesley Ricardo já aprendeu algumas coisas para se defender. Para começar, se identifica com muita rapidez, e você só ouve: EmpresaX,Weslicardoboatardeemqueposjudar?

Dessa forma você não poderá telefonar de novo reclamando dele. Então, não começe seu assunto sem perguntar o nome de atendimento que ele usa com clareza. Pergunte também se a ligação está sendo gravada, e se ele pode passar o protocolo de atendimento antes mesmo de começar a conversar. Deixe claro que você sabe da existência do seu histórico no sistema. Eles digitam tudo lá. Porisso faça suas anotações também! E principalmente seja polido(a), lembra?

Se a ligação ainda não caiu "acidentalmente", você pode ter certeza que seu atendimento não terá truques de fuga. Os atendentes costumam a deixar o pepino para outro colega sempre que podem. Agora ele precisa te ajudar de verdade. Sua educação, e sua demonstração de que sabe jogar nas regras deles acaba de garantir isso.

Para não sofrer muito na hora de cancelar um serviço, diga logo de cara que está convicto em cancelar, e que deseja ser passado para o setor de retenção, afinal ele ia te transferir para lá de qualquer forma depois de te desgastar por uns 15 minutos... Assim você não conta a mesma estória duas vezes. A retenção é o depto em que o atendente é especialista em manter o cliente com ofertas. Se você quer mesmo cancelar, já diga que não aceitará nenhuma oferta, e que deseja somente o cancelamento.

E se a ligação foi deles para oferecer algo que não te interessa, eles falam sem respirar para você ouvir tudo sem interromper. Não hesite em interromper. Peça licença, e não invente desculpas. Diga somente que não deseja a oferta, e que por favor não insistam. Sempre é o suficiente. Você não perde seu tempo, e o operador já percebeu que ele também ganhará o tempo dele para ligar para outra pessoa.

Tem muito mais, mas minha memória foi afetada por digitar assim como um psicopata. Prometo que não escreverei mais assim em um só post. E por falar em promessa aí vai o link para uma notícia bem interessante.

30/11/2007

No meio do caminho tinha um muro

No dia 30 de Novembro de 1979 foi lançado um dos albúns mais importantes da história. Pink Floyd - The Wall é um disco conceitual, onde a cada faixa você é apresentado a um novo trauma da vida de Pink, o protagonista que perde o pai na guerra, tem uma mãe super-protetora, um professor autoritário, uma esposa infiel, e até um rato doente de estimação. Pink cresce, se torna um astro decadente do rock, potencial suicida, que depois de escapar de uma overdose reaparece como um ditador! Ahn???

Se você não assistiu o filme homônimo de 1982, merece que eu tenha entregue de cara essas informações. Vê se para de assistir Rocky IV, e busque referências melhores para sua vida cultural. rs... Estou brincando, é claro! O mais provável é que você seja mais novo(a) do que o disco...
Vou escrever um pouco mais sobre o The Wall, que não se resume no hit "Another Brick in the Wall - part II". O disco tem músicas belíssimas, e entre as faixas algumas das vozes e frases que encontramos no filme. Como assim? O disco é anterior ao filme!... A cabeça de Roger Waters é única mesmo. Tem muito de autobiografia nisso tudo, mesmo que misturado com fatos da vida do Syd Barrett. Toda a insanidade está explicada!

E o que tem muro a ver com insanidade? Tudo! Desde conter corpos com mentes perturbadas em hospícios, aspectos psicológicos de isolamento, até guerras por território.

Embora o Muro de Berlim esteja no chão, ainda temos vários muros-da-vergonha pelo mundo. Um em Marrocos, um na Coréia, um israelense na fronteira palestina, e o mais recente deles dividindo os EUA da América Latina.

Sim, o muro do país que ao invés de nome tem uma sigla, afinal americanos somos todos nós, não está lá para discriminar apenas os mexicanos, e sim para todos os latinos da América. A incapacidade de lidar com a imigração ilegal gerou esta "solução" tão difícil de engolir para uma era em que as pessoas se julgam evoluídas.

Mother should i run for president? Mother should i trust the government?

05/11/2007

Manifesto contra o guarda-chuva

Hoje a minha metralhadora está apontada para os guarda-chuvas!
E começa justamente por ser uma palavra composta, e por ter este plural horrível.
E depois porque minha intenção não é guardar a chuva. (Se você vai comentar me explicando que o sentido é de proteção, não se preocupe. Eu sei disso. Me permita esculachar com estes objetos irritantes...)

E será que protege mesmo? Quando não for aquela chuva que cai na diagonal, contando com a sorte de nenhuma vareta resolver quebrar, e ainda torcendo para o vento não dobrá-lo do avesso como na foto, ele até se torna útil para que você não molhe a cabeça. Não espere mais do que isso. Um comentário à parte: Já perceberam a quantidade de fotos em que o Bush se encontra em situações ridículas? Nisso ele é campeão! rs...

Voltando ao assunto, muitas invenções receberam evoluções, e nem precisavam tanto aperfeiçoamento, mas e o guarda-chuva? Ficou dobrável, e recebeu um botão que o tornou automático. Mas isso melhorou a sua eficácia onde realmente importa? Claro que não!
Se você ainda gosta deles, vou tentar convertê-lo agora.

Imagine um ônibus lotado em um dia de chuva. Você está seco, mas está sentado no corredor. Vai continuar seco? Não! Alguém vai encostar seu guarda-chuva molhado em você. E não é culpa da Lei de Murphy, afinal todas as pessoas que estão em pé repetem este gesto. Entenda. A culpa não é delas... Não há como evitar... A culpa é do guarda-chuva!

Outra situação: Eu entendo que tomar uma chuva fraca, ainda é melhor que carregar um guarda-chuva, mas percebo que as pessoas ao menor sinal de garoa já começam a abrir suas armas. Preste atenção! São armas mesmo!!! E apontam bem nos seus olhos! Sou eu que tenho uma altura incompatível, ou isso acontece com vocês também? A preocupação deixa de ser ficar molhado. Minha concentração fica toda em me proteger das velhinhas-psicopatas-furadoras-de-olhos...

E como é bom andar junto da parede para aproveitar as marquises, não é? Seria se essas pessoas portadoras deste objeto malígno não resolvessem andar justamente por ali. Seria falta de consciência delas? Pode ser, mas entenda que elas não se sentem protegidas pelas varetas cobertas de tecido "impermeável"... Lá vão elas para as marquises atrapalhar a nossa vida...

Tá bom... Mais uma! Você já passou pela experiência de deixar o seu... (bem, você já sabe o que...) na entrada de um restaurante, e quando foi buscá-lo na saída percebeu que alguma anta levou o seu por engano? Ainda não? Puxa, você deve ser daqueles(as) que em dias de chuva prefere pegar o telefone e almoçar no escritório. Mas é culpa exclusiva da anta? Não! Os guarda-chuvas automáticos na cor preta, são idênticos mesmo... Como dizia Henry Ford, um carro pode ter qualquer cor, desde que seja preta! (Sombrinha não vale!)

Será que o Gene Kelly ficou famoso por causa do guarda-chuva? Não! Foi graças a chuva!

Quer ficar milionário(a)? Por favor invente um campo de força que possa ser ligado através de um telefone celular, e que dispense o guarda-chuva. Já pensou? A água escorre, e ao desligar o campo de força, você está seco(a)! E incrível... Não vai ter que ficar segurando nenhuma porcaria molhada! A idéia está aí. Se você conseguir não esqueça de mim, hein? Mereço uma boa grana por ter ajudado a humanidade a se livrar do guarda-chuva.



27/10/2007

Um ano de legendas!!!

Hoje é o aniversário deste blog!
Nasceu com uma proposta, e foi se transformando...
No início, a minha idéia era postar uma imagem sobre um fato importante do nosso dia-a-dia, e fazer um comentário de poucas linhas para dar a minha interpretação.
Uma legenda com a pretensão de explicar a imagem com uma outra ótica.

Foi meio sem querer que descobri que existe muita vida inteligente na blogosfera. Antes eu imaginava que blogs serviam para patricinhas contarem o quanto emocionante foi seu passeio semanal ao shopping.

Só que poucos posts depois, um personagem surgia no alto da página...
Uma legenda rebelde que chegou para mudar o perfil deste espaço. Agora os comentários breves deram lugar a críticas mal-humoradas aos absurdos que presenciamos por aí.

O deslizante ser amarelo se orgulha de não conhecer outro blog que use o ultrapassado comando de html conhecido por marquee. Mas convenhamos... Ela pode! É uma legenda... Ignore-a as vezes. Pela vontade dela, ficaria passando em loop ao infinito, mas para mostrar quem manda aqui, limitei sua passagem a apenas uma vez.

Foram 58 posts antes desse. O que dá uma média de quase 5 posts por mês. Muito pouco, pois pretendia escrever todos os dias. Dias corridos vieram, momentos de vazio criativo também.
Blogs irmãos surgiram, e essas visitas qualitativas me orgulham! Blogs famosos tem duas mil visitas por dia, mas fama e conteúdo nem sempre andam juntos. Estou satisfeito assim.

Se minha intenção fosse aumentar visitas, eu usaria alguma palavra chave da lista das mais buscadas no Google, mas eu não vou citar "Tropa de elite", "Luciano Huck", "Playboy", "Big Brother", ou "Vanessa Hudgens"... (Quem é essa?)

E porque o gato da foto? Ah, sei lá... Pegue seu pedaço de bolo, e coloque umas balinhas de coco num copo plástico se quiser levar para casa, e volte sempre! Obrigado!

20/10/2007

Saudades do NP

É muito normal não dar a menor importância a determinada coisa, e ser até radicalmente contra enquanto ela existe, mas basta o nosso objeto de desprezo desaparecer de vez, que cedo ou tarde começaremos a sentir falta...

Me refiro ao ultra-sensacionalista jornal "Notícias Populares" (1963/2001). Era muito conhecido também como "espreme que sai sangue!", afinal na maioria das vezes se valia da crescente violência das metrópoles para sobreviver. Mas e quando não havia nenhum crime horrível para descrever? Fácil! Bastava inventar que São Paulo estava sendo invadida por marcianos. Ou então que vampiros estupradores estavam atacando em determinada região... E que tal contar a estória da bela moça que deu a luz a um macaco?

Quem nunca ouviu falar no "bebê-diabo" que apareceu em 1975? Olha o naipe das manchetes (em letras maiúsculas, do jeito que elas merecem):

"NASCEU O DIABO EM SÃO PAULO"; "FEITICEIRO IRÁ AO ABC EXPULSAR O BEBÊ-DIABO"; "BEBÊ-DIABO INFERNIZA O PADRE DO ABC"; "PROCISSÃO EXPULSARÁ BEBÊ-DIABO"; "BEBÊ-DIABO NOS TELHADOS DAS CASAS DO ABC"; "DIABO EXPLODE MUNDO EM 1981"; "BEBÊ-DIABO PAROU TÁXI NA AVENIDA"; "BEBÊ-DIABO VIAJA PARA VER O PAI"; "BISPO MORRE DE MEDO DO BEBÊ-DIABO"; "FANÁTICOS AMEAÇAM BEBÊ-DIABO DO ABC"; "BEBÊ-DIABO FOGE PARA O NORDESTE"; "ZÉ DO CAIXÃO VAI CAÇAR BEBÊ-DIABO NO NORDESTE"...

Demais isso... Não acham? Eu não comprava o jornal, mas sempre dava uma olhadinha na capa. Na maioria das vezes era violência pura, mas esse momentos de criatividade absurda me faziam chorar de rir. O trash me interessa! Filmes de baixo orçamento com a pretensão de serem bons filmes, na verdade são os melhores... Pena que tem gente que não vê assim. Perde muito em diversão!

Quem quiser saber mais, clique aqui e aqui.

17/10/2007

Você é um ser Bizarro?

Vários blogs já se referiram ao Mundo Bizarro. Percebi isso quando procurava a imagem acima, mas a abordagem que quero dar ao assunto é um pouco diferente.

Para quem não conhece, ou não se lembra dos desenhos dos Super-amigos, o Mundo Bizarro é o oposto do planeta Terra, ou seja, para cada pessoa aqui neste planetinha azul, existe um clone com a personalidade inversa. O Super-homem, por exemplo, tem que enfrentar o Super-homem Bizarro, que tem um "S" ao contrário no peito, e pratica o mal.

A novidade desta ficção, e que os dias que vivemos parecem querer nos provar que deve mesmo haver um universo paralelo. E para o horror de alguns, talvez aqui seja o Mundo Bizarro! Voce já teve a sensação de não pertencer a este mundo? Lamento informar que te sacanearam... Você deveria ter nascido em ArreT, e não aqui.

Em ArreT, as pessoas com graves desvios de comportamento não são cultuadas. Lá existe reconhecimento para pessoas dignas, honradas, éticas, altruístas, nobres. Aqui não vale muito... Pessoas assim são desinteressantes, trouxas, apagadas, imbecis, perdedores, etc...
O egoísmo aqui na Terra já superou os limites há muito tempo. Veja nesses exemplos se você não conhece muitos que pensam assim:

"-Respeito a meu vizinho? Por que? Se ele é gentil comigo, é porque é um idiota. E quando ele se irrita só porque eu invadi o espaço dele, é porque esse meu vizinho é um chato insuportável.";
"-Aquele rapaz que ilude todas as mulheres que cruzam o caminho dele, é o máximo! Que exemplo de virilidade! E veja aquele mané que não pega ninguém como é vacilão... Fica tratando as mulheres com tanto respeito, e atenção, que vira amigo delas. Que cara fraco! Deve ser uma bichona!"
"-Fulano é muito esperto! Mesmo com pessoas no departamento que estudaram mais, ele passou a perna em todos, e agora é chefe de todos eles! Isso sim é inteligência!"

Coloquei esses 3 exemplos apenas para ilustrar minha teoria. Sem muito esforço poderia exemplificar muito mais casos assim. Se você concorda com a ideologia das frases, e considera que eu estou divagando, você é uma pessoa de sorte. Está em sintonia com o planeta Terra, e será feliz.

Desculpe minha falta de modéstia em me considerar íntegro. Um dia descubro qual é a minha missão aqui.

02/10/2007

Agora sei onde devo clicar!


O assunto é antigo, mas teve um fato relevante...
Vejam como funciona a evolução... Depois que comecei a ler o Estadão, me tornei um símio bem mais culto. Eu era incapaz de escrever um texto porque não sabia exatamente onde clicar.
Que bom que o tradicional jornal paulistano me mostrou através de uma campanha na televisão, que incultos como eu escreviam em blogs... Percebi minha mediocridade, mas peço que entendam que eu estava influenciado pela falta de conteúdo da blogosfera... Afinal, tudo postado por não profissionais da imprensa, não presta. A campanha é clara ao afirmar: blogs copiam informações, blogs só escrevem bobagem, blogs não tem discernimento.
Agora sim tudo faz sentido! O portal LINK do Estadão abriu as portas da sapiência para nós, e agora vou compartilhar esse privilégio com vocês. Ontem eles colocaram no ar esta maravilha!
Puxa, mas que beleza! Agora eu posso ler blogs de gente que realmente tem o que falar!
Não vejo a hora de ler o blog da Kelly Key! Agora quando gente maldosa fizer fofoca das celebridades, eu vou correndo checar a verdade indiscutível no próprio blog do famoso! Até que enfim blogs com conteúdo!!! Vou aprender política com a Betty Faria! Oba!
Esses blogs espetaculares não estão hospedados no site do Estadão, mas não sei como agradecer tal indicação. Agora sim tenho um horizonte para seguir. Agora a vida faz muito mais sentido! Obrigado Estadão por nos mostrar a luz!


06/09/2007

Quiromancia financeira (Taíi)

Uns quinze anos atrás, quando andava despreocupado pelo Viaduto do Chá, uma cigana pegou na minha mão sem que eu aprovasse tal gesto, e disparou palavras na velocidade da luz. Pensei em reagir puxando minha mão bruscamente, mas a curiosidade é um dos meus maiores defeitos. Ou seria uma virtude em determinadas situações?

No caso citado acima nenhuma praga foi rogada, e nenhuma das coisas que ela disparou no meu ouvido fez sentido em todos esses anos que se passaram. Tentou me vender uma espécie de patuá para proteção, mas educadamente recusei.

Acontece que tenho percebido uma abordagem bem parecida a essa das ciganas. Um poderoso banco brasileiro criou um "braço" na sua organização que oferece financiamentos aos populares que estão passando nas calçadas.

Essas moças e rapazes vestidos nas cores dessa tradicional instituição financeira, portam pranchetas e calculadoras, e oferecem ali mesmo um crédito rápido. Mas não estou me referindo a duas ou três pessoas... São mais de dez pessoas formando um paredão na calçada.

São profissionais da simpatia e da intimidade, já que como se fossem amigos de longa data só faltam nos abraçar. Após um longo e caloroso "Boooooommm Diiiiiiiaaaaaa!!!!", nos estendem a mão para um cordial cumprimento, já engatando a tradicional pergunta: "-Posso conversar um minuto com você?"

É claro que as belas moças abordam os homens, e os rapazes tentam conquistar a atenção das mulheres... O fato é que se você for gentil terá sua mão agarrada!!! rs... Hoje eu revivi aquele fato de quinze anos atrás. Não consegui driblar como normalmente consigo. A moça sem tomar fôlego, disparou sua metralhadora verbal tentando me mostrar as maravilhas de obter um empréstimo sem muita burocracia.

Tive menos paciência com ela do que com a cigana. Afinal até minha tradicional curiosidade não venceu o flashback que tive naquele momento. Pedi licença para interromper seu discurso que seria inútil para mim, e também educadamente recusei sua oferta. Estão lá trabalhando, e certamente não são culpados por essa abordagem invasiva, já que essa atitude é padronizada onde quer que você os encontre.

Mas gostaria de oferecer ao banco as mesmas condições. Vou até o gerente sorrindo como se fôssemos amigos íntimos, e após um efusivo aperto de mão, sugiro que o banco me pague juros de mais de 10% ao mês para colocar meu dinheiro na caderneta de poupança.

Vocês acham que juntando a minha persuasão e simpatia, conseguirei convencê-lo que o banco está errado em me pagar menos de 0,5% ao mês de juros nessa aplicação tão popular?

01/09/2007

Umas mentiras convenientes

Algumas desculpas para nós, os blogueiros, quando paramos de postar por um longo tempo:

  • Estou trabalhando e estudando tanto que só venho em casa para dormir!
  • Meu computador precisou de transplantes, e só agora saiu da UTI.
  • Fiz uma longa viagem pela Ásia, mas não me peça para ver as fotos...
  • Entenda! Eu estava com a Nicole Kiedman! No meu lugar voce faria o mesmo.
  • Finalmente escapei dos Jupiterianos! E lá não tem lan-house!
  • Todos os artistas enfrentam um apagão criativo de vez em quando...
  • A culpa foi do Blogger! Minha senha não entrava!
  • Ué! Onde estão meus últimos posts sobre o mensalão?
  • Autor em crise existencial. (Opa! esse eu já usei...)
  • É que eu queria evitar a fadiga...
  • Estava esperando uma vitória do Rubinho para comentar por aqui.
  • Que dia é hoje? Nossa! Já passou tanto tempo assim?
  • Após bater a cabeça hoje pela manhã, me lembrei desse blog.
Na verdade, eu estou trabalhando e estudando tanto que só venho em casa para dormir! Gastei uma das desculpas, mas juro que é verdade! Não se esqueçam desse blog! I'll be back!

31/07/2007

Jogue fora o seu Atlas!

Você sabia que a Câmara dos Deputados está prestar a votar a criação de mais seis Estados no Brasil? Se passar, acontecerá um plebiscito. Na verdade esses projetos de criação de Estados são antigos, mas ainda apresentam questões bem duvidosas. Nenhum deles, por exemplo, inclui um estudo detalhado sobre a viabilidade econômica.

Só que já se prevê o quanto a União gastará... Se todos os seis Estados forem criados, o custo poderá ultrapassar R$ 11,4 bilhões! Quem vai pagar? Não ofereço um doce porque esta pergunta não é nada difícil de responder.

Neste momento imagino que você queira saber quais são os Estados, e onde seriam criados, certo? Ok! Aí vai: Carajás e Tapajós no Pará; Mato Grosso do Norte em Mato Grosso; Rio São Francisco na Bahia; Maranhão do Sul no Maranhão e Gurguéia no Piauí.

A justificativa é que essas regiões estão afastadas das capitais, e estão sem condições de desenvolvimento por serem desassistidas, e que é uma questão de cidadania e dignidade das pessoas que vivem por lá.

Só que tudo leva a crer que o que mais pesa são interesses políticos. Se forem aprovados, serão criadas mais 144 cadeiras de deputado estadual, mais 48 para deputados federais, e mais 18 para senadores. Sem falar na criação de todos os cargos que compõem um Estado, seus prédios, veículos e equipamentos.

Perguntas:
Se houver um plebiscito, eu que não moro nessas regiões, votarei?
Dividirão também as verbas recebidas da União?
Essa divisão é na verdade uma soma de votos, uma multiplicação de despesas, ou uma subtração de respeito?
Quem nascer na Gurgléia será o que?

18/07/2007

Tragédia anunciada

Estou a aproximadamente 8 Km do terrível acidente acontecido ontem no final da tarde.
Há muito tempo já foi alardaeado que nos dias de chuva, as pistas de Congonhas ficam muito escorregadias. Tanto que reformas aconteceram na pista para diminuir a aquaplanagem.
Fatalidades acontecem, mas não há crise aérea que justifique a não interdição do aeroporto para tais reformas essenciais.

Reuniões de emergência em Brasília não podem evitar as perdas humanas.
Não tenho muito o que escrever... Não conhecia ninguem deste vôo, ou que trabalhava no prédio, mas não consigo pensar direito hoje. Vim apenas registrar a minha profunda tristeza, e uma grande indignação.

Fechem Congonhas. Que se dane a crise aérea!
Desculpe, mas não posso relaxar ministra.




10/07/2007

Onde está São Wally?

Ontem foi feriado aqui no Estado de São Paulo por causa da Revolução de 1932, e a capital ganhou uma estátua do apóstolo que deu nome a cidade. Só que desde 1964 que o projeto já existe. O escultor italiano Galileo Emendabili (1898-1974), sonhou com a construção de uma estátua gigantesca que ficaria no Pico do Jaraguá.

Cariocas, sintam-se à vontade para rir... A estátua teria conforme o projeto, 105 metros de altura. Para uma comparação rápida, o Cristo Redentor possui 38 metros. A estátua paulistana TERIA salas de conferência, auditório, sala de concertos e uma capela.

Mais de 40 anos depois, finalmente uma estátua de São Paulo foi inaugurada, porém com proporções muito mais tímidas. Com seus 3,6 metros, mais 90 cm de pedestal, nossa estátua não atingiu nem 10% do Cristo Redentor.

Paulistanos, olhem bem para a foto. Talvez nem vocês a vejam de perto, afinal o local escolhido foi a Praça Vinícius de Moraes, no Morumbi. É sério... Se você pensou num lugar como ao lado do marco zero da Praça da Sé; ou no viaduto do chá naquele enorme espaço em frente à prefeitura; ou ainda lá no final da Avenida Paulista; sinto muito em lhe frustrar...

Talvez agora seja a única vez que você lerá algum comentário sobre a estátua escondida.

09/07/2007

Correntes nobres, porém quebradas...

No dia 30/06, recebi do colega M. Marcolin - i-midia, uma indicação que me deixou muito envaidecido. Se trata de um selo que o indicado pode colocar em seu blog como sendo uma das 7 maravilhas da blogoesfera. O título é muito forte, e meu senso aranha me disse que eu não sou merecedor desta honra. Como sou também um reconhecido destruidor de correntes, meu lado insubordinado não fez também as 7 indicações para dar sequência ao proposto.

Acontece que hoje, fui surpreendido com mais uma indicação deste tipo. O colega Vladir do blog Antagonista (O) me concedeu a mesma honra, mas no prêmio "Blog com tomates", que reconhece os blogs que lutam pelos direitos fundamentais do ser humano. Meu Deus! Isso é muito importante!

Bem, eu deveria indicar agora 7 blogs para o primeiro selo, e mais 5 para o segundo. Peço a compreensão de todos pelo fato de interromper essas correntes. Reconheço que tenho orgulho de colocar os selos, mesmo que este blog não seja um dos gigantes da blogoesfera. E se usei os selos, faço isso mais por agradecimento aos colegas que me indicaram.

Se você visitar qualquer um dos blogs que aparecem na minha lista na página principal, vai perceber que todos são tão merecedores quanto eu. Descontando os que já usam estes selos, eu nem teria indicações suficientes... (E preciso reconhecer também a minha preguiça de não pesquisar por novos blogs...)

Mais uma vez agradeço e me desculpo por ser um maldito quebrador de correntes. :)

04/07/2007

Uma nova versão dos fatos

Hoje recebi um e-mail com correções à reportagem sobre a coleta de sangue dos índios Karitiana. O polêmico correspondente do New York Times aqui no Brasil, Mr. Rohter, teria desprezado informações relevantes sobre o ocorrido.

É uma versão diferente da que aparece no NYT, e merece sua leitura. Não tenho méritos para julgar quem está com a razão, mas toda informação complementar é sempre muito benvinda.

O conteúdo que posto abaixo deveria ter aparecido nos comentários do post, mas como não está lá, faço questão de colocar aqui neste espaço o conteúdo na íntegra deste e-mail que nos esclarece com maiores detalhes o caso dos índios Karitiana.
_________________________________________


Caro Johnny,

Deixei o seguinte comentário em sua página:
Caros,
Respondendo à Vera, isso foi, sim, publicado em inúmeros jornais brasileiros. A notícia é antiga e o que Rohter fez foi "requenta-la", inclusive ignorando todas as informações produzidas em duas CPIs, uma Ação Civil Pública e inúmeros artigos científicos e jornalisticos nesta última década.
A notícia de Rohter apresenta erros graves. Recomendo fortemente aos interessados a leitura de http://jusvi.com/doutrinas_e_pecas/ver/18451 , com vários esclarecimentos factuais e sobre as repercussões jurídicas do caso.
Obrigada.
Peço-lhe ainda permissão para apontar, parágrafo por parágrafo, os erros de Rohter no tocante ao suposto envolvimento do médico brasileiro em um caso de biopirataria:


1) "Em 1996, uma nova equipe os visitou, prometendo remédios caso eles doassem mais sangue...". Em primeiro lugar, não se trata de uma "nova" equipe, mas de uma *completamente diversa* equipe. Enquanto que o grupo liderado pelo Dr. Black tinha o propósito de coletar material para pesquisa, a equipe de 1996 tinha como objetivo produzir um documentário ("Into the Unknown: the Giant Sloth", Canal Discovery, 1997) entre os Karitiana. Assim, frise-se, não houve coleta de material para pesquisa em 1996. Hilton Pereira da Silva acompanhava, na condição de antropólogo, os cinegrafistas britânicos que filmavam o documentário. Entretanto, sendo ele também médico, viu-se diante de uma situação de emergência, em função do precário estado de saúde dos índios Karitiana, e prestou-lhes atendimento por solicitação destes. Não houve em 1996 uma relação transacional entre sangue e oferta de medicamentos; houve a solicitação de atendimento médico, o que foi feito, voluntária e gratuitamente, em circunstâncias emergenciais;

2) "Quando a equipe entrou na reserva, porém, um médico brasileiro, Hilton Pereira da Silva, e sua mulher começaram a conduzir pesquisas médicas sem autorização...". Por solicitação dos Karitiana, após as filmagens do documentário, Dr. Hilton prestou atendimento médico emergencial, o que é totalmente diferente de "pesquisa médica", conforme insinuado na reportagem. O sangue coletado pelo médico destinou-se exclusivamente à tentativa de estabelecer um diagnóstico mais específico de doenças como, por exemplo, anemias, hepatites, doenças do colágeno, doenças sexualmente transmissíveis, HIV, doenças de origem genética , sendo este procedimento propedêutico corriqueiro na prática clínica (prática inclusive familiar aos próprios Karitiana para investigação de malária, que é endêmica na região), e este material nunca saiu do Brasil: esteve de 1996 a 1998 (quando foi requisitado e entregue às autoridades de Rondônia) depositado na Universidade Federal do Pará. Ademais, a pessoa referida como esposa do Dr. Hilton não é profissional de saúde, nem tampouco é sua esposa. Ela participou do documentário e desenvolveu apenas atividades lúdicas com as crianças. Finalmente, sobre a necessidade de autorização da FUNAI, crê-se que era desnecessária naquele momento, pois: a) configurava-se uma emergência médica, e o atendimento do médico era mandatório frente o imperativo legal do art. 135 do Código Penal e as recomendações éticas dos arts. 57, 58 do Código de Ética Médica; b) não sendo mais os índios "tutelados", admite-se que sua solicitação por atendimento é de todo válida e suficiente; c) o Chefe do Posto da FUNAI foi consultado e concordou com o pedido dos Karitiana.

3) "Se alguém adoecer, enviaremos remédios, muitos remédios". Em 1996, não houve promessa de futuros envios de remédios, nem poderia haver, pois esta é uma atribuição do Poder Público além de configurar uma tarefa inviável para um médico sozinho, enquanto pessoa física.

4) "Eles tiraram sangue de quase todo mundo, incluindo as crianças. Mas, assim que conseguiram o que queriam, não nos mandaram remédio algum". Em 1996, coletou-se sangue apenas das pessoas que mais necessitavam para complementação de diagnóstico. Seria uma impossibilidade "tirar sangue de todo mundo", pois Dr. Hilton não estava preparado para atender toda uma etnia, dispondo somente de um kit de emergências para si e para seu grupo, equipamento que carrega consigo sempre que viaja a campo.

5) "Em comunicado, Pereira da Silva diz que explicou os propósitos de sua pesquisa "em linguagem acessível" e que prometeu que "quaisquer possíveis benefícios que resultem do trabalho com o material recolhido reverterão integralmente às pessoas que o doaram". Dr. Hilton jamais esteve em contato com o Sr. Rohter ou com o responsável pela tradução da notícia para o português, até porque não foi procurado por nenhum dos dois. Dr. Hilton também não emitiu qualquer comunicado nos termos apresentados. Em carta aos Karitiana datada de 20 de fevereiro de 1997, o médico afirma que "da parte dos pesquisadores da Universidade Federal do Pará, que correntemente detêm as amostras de sangue Karitiana que eu coletei, está sendo desenvolvido um documento que garantirá que qualquer benefício econômico ou outro advindo por ventura da pesquisa com material biológico, de qualquer origem, seja repassado na sua totalidade para a comunidade ou grupo de onde o material foi coletado. Desta forma, não haverá qualquer perigo que material biológico coletado para fins de pesquisa seja destinado a objetivos comerciais agora ou no futuro". O documento mencionado estava sendo elaborado pelos pesquisadores daquela Universidade, para todas as amostras das quais dispunham - não especificamente às Karitiana -, tratando-se de documento institucional e não de sua autoria.

Muito obrigada pela oportunidade de repor a verdade.
Anna Cruz de Araújo Pereira da Silva
Advogada OAB/Pa 12.530

28/06/2007

Of Mice and Men

O que voce vê na imagem acima? Um rato, ou um homem de óculos? Aprendi que tais imagens procuram nos confundir com suas partes integradas formando mais de uma idéia. A isso chamam Gestalt. Conhecer o todo através das partes, e não o contrário...

Imagem bem apropriada para o que quero comentar hoje. A revista científica "Nature" publicou estudos sobre um novo tipo de células-tronco embrionárias de ratos que aumentam as esperanças da medicina regenerativa de órgãos doentes do corpo humano. (Lembro de já ter assistido uma reportagem de um rato que tinha em suas costas uma orelha com o formato e tamanho da orelha humana. Uma verdadeira aberração).

Mas voltando ao assunto, tais estudos apontam que as células-tronco dos ratos e as dos homens são muito mais próximas que se acreditava. Cada vez que brincam de Deus, os cientistas chegam mais perto de um futuro onde as pessoas serão cuidadosamente "montadas" com kits genéticos.

Para aumentar nossa confusão, hoje já podemos contemplar indivíduos que se portam como ratos; alguns que já são ratazanas bem trajadas, mas que negam até a morte a sua natureza roedora; e uma comunidade de ratos-sapiens que se protege para que nenhum de seus membros seja capturado com a boca no queijo. Quem mexeu no seu queijo? A imprensa jura que está tentando descobrir... Deve ter sido o "Cérebro", afinal o "Pink" está fora de questão.
Bons tempos aqueles que as ratoeiras funcionavam...

Olhe a imagem novamente.

20/06/2007

Eles querem seu sangue

Deu no New York Times! Lembram-se do jornalista americano Larry Rohter? Aquele que escreveu que o nosso presidente era alcólatra e quase foi expulso do Brasil? Pois é... Desta vez a denúncia é muito mais justificável.
Uma firma americana chamada "Coriell Cell Repositories", sem fins lucrativos, coletou em 1996 sangue de índios brasileiros karitiana sob a promessa de enviar remédios em troca. Só que tais promessas nunca foram cumpridas...

Agora se descobriu que esta firma VENDE (Ué, não era sem fins lucrativos?) a amostra desse sangue por U$85,00 para cientistas de todo o mundo! Não só o sangue, mas logicamente o DNA também... O que deixou esta comunidade indígena enfurecida não foi apenas o fato de terem sido enganados com a falsa promessa de remédios, mas pela violação de sua integridade.

A Coriell se defende dizendo que não quer roubar os brasileiros, e que respeitam sua civilização, afinal controla cuidadosamente a distribuição desta linhagem de células. Explica ainda que os povos indígenas da Amazônia são ideais para certos tipos de pesquisa genética, porque são populações isoladas e extremamente fechadas, permitindo aos geneticistas a construção de um pedigree mais completo para rastrear a transmissão de uma doença por gerações.

Osmar Ribeiro Brasil, da divisão regional da Funai em Porto Velho disse que jamais teriam permitido algo assim, e que a expedição de 96 obteve autorização para entrar na reserva apenas para filmar um documentário.

Orlando Karitiana, um líder tribal, disse: "Nós não queremos o sangue de volta, porque agora está contaminado. Mas estas amostras de sangue são valiosas na tecnologia de vocês, e achamos que cada família que foi enganada para doar sangue deve se beneficiar".

E voce? O que acha? Se coletar espécimes da nossa selva para pesquisas internacionais é biopirataria, coletar sangue de nossos índios sem deixar claro a utilização é o que? Vampirismo?
Para mim se trata de uma prática anti-ética que deveria ser punida exemplarmente, já que não negam a coleta. Dessa vez nem espelhos deixaram...

16/05/2007

Pare, senão eu atiro!

Eis a foto que estampa os principais jornais de São Paulo no dia de hoje. Fora do contexto ficaria difícil explicá-la. Então se faz necessária uma breve explicação.

O Governador José Serra compareceu a uma homenagem aos policiais que atuaram no sequestro que aconteceu na cidade de Campinas. Lembram? Aquele que durou 56 horas... Pois bem, nessa cerimônia o governador assistiu uma simulação de negociação com sequestradores, e resgate de reféns, além de conhecer um robô do esquadrão anti-bombas.

No final das demonstrações, o governador posou para a foto acima, e comentou que nunca fez um disparo, e que nunca tinha segurado uma arma de fogo.

Mas fica a pergunta? Porque o fez?
Os fotógrafos devem ter adorado a pose, mas essa simples brincadeira foi no mínimo de mal gosto, afinal o que vemos é a representação do Estado apontando uma arma. Para quem governador? Para o crime organizado? Esperamos que sim.

Embora a situação seja bem diferente, foi impossível não lembrar da imagem de Saddam Hussein e sua carabina. Imagino que o governador já deve estar arrependido desta pose, pois muitas pessoas ao caminhar, ou passar rapidamente dentro de um ônibus perto das bancas de jornal, só verão a imagem. E nem sempre uma imagem diz tudo.

14/05/2007

Atenção imprensa! Ele já foi embora!

Juro que eu nem ia tocar no assunto... Após essa overdose papal, muitos devem ter mudado sua maneira de ver o atual papa. Eu mesmo fiz uns comentários bem maldosos antes da visita. E continuaria sendo maldoso se eu não contasse quais foram os comentários...

Imaginei o Sr. Ratzinger como Nosferatu envolto em sua capa vermelha expondo as presas afiadas. Seria pela mão de ferro ao conduzir o catolicismo ultra-conservador? Não. Reconheço que foi preconceito visual mesmo... Certamente influenciado pelo contraste da imagem do João Paulo II.

Se faz algum sentido a profecia de uma pessoa nefasta chegar ao poder máximo da Igreja Católica, e trazer o apocalipse, a aparência do atual papa o colocou em situação suspeita... Não fui vê-lo, mas pela televisão desfiz alguns preconceitos. Não acredito mais no perigo acima, mas de qualquer maneira, não o reconheço como meu representante perante Deus. Pretensiosamente converso com o Homem sem intermediários. Parece pessoal, mas na verdade eu não acredito na raça humana. Esse é o problema...

Mas termino como comecei. Muitos mudaram de opinião quanto ao papa alemão. Quem tinha medo, acho que não tem mais... Quem gostava dele, ou agora ama, ou se sentiu feliz com o seu retorno ao Vaticano. (E aproveitando-se disso tudo, os nossos amáveis parlamentares encontraram o momento propício para o aumento de seus salários... A gente quase não percebeu, né?)

27/04/2007

Querem rasgar seus direitos!!!

Você sabe o que é a emenda 3?
Se não sabe, é porque a imprensa não está dando a importância devida ao assunto. Tivemos no início desta semana em São Paulo uma paralização de ônibus e metrô por duas horas. E o que isso pareceu para a grande maioria dos brasileiros? Que era uma reinvindicação salarial...

Mas pode começar a se preocupar. Foi uma greve de caráter político! Há quantos anos não vemos nada parecido? Preocupe-se pelo que causou, mas alegre-se pela reação. Mesmo sem divulgação, a manobra não passará desapercebida. E porque a imprensa não explicou isso detalhadamente?

Se você pesquisar, vai acabar encontrando, mas vamos adiantar o assunto:
Um grupo de deputados criou a tal emenda 3, que impede os fiscais trabalhistas de punir as empresas que praticam diversas fraudes contra os trabalhadores. Resumindo, o que eles querem é jogar na lata do lixo os seus direitos trabalhistas com essa manobra!!! Tal afronte ao povo chegou nas mãos do Presidente Lula, e o mesmo vetou na hora.

Só que quando o presidente veta uma lei, ela ainda pode ser aprovada na marra se os deputados derrubarem esse veto. Os trabalhadores começaram a se mobilizar, e este primeiro de Maio promete! Quando os deputados forem tentar derrubar esse veto, o povo precisa estar nas ruas!

É sério! Este blog não tem muitos leitores, mas minha parte não termina aqui. Vou ajudar a esclarecer o maior número possível de pessoas. A imprensa não poderá continuar ignorando o fato.

21/04/2007

Cota anti-cultural

Me considero um cinéfilo. Daqueles que já passou uma fase da vida gravando os filmes exibidos na televisão durante a madrugada. (Porque normalmente os clássicos só passam nesse horário.)

Ir na locadora comigo é uma tarefa árdua, afinal quando me perguntam se eu já vi determinado filme, raramente eu respondo que não...

O hábito de ir ao cinema começou cedo, e é algo que me seduz muito até hoje. Sou daqueles que gosta de se sentar na última fileira, para que ninguem chute minha poltrona... Fato que me desconecta do filme, e me lembra que eu não estou do outro lado da tela. E o que dizer das pessoas que não tem o mínimo de educação, e ficam falando alto na sala de cinema? Tenho umas histórias engraçadas para contar, mas o que quero comentar não é bem isso...

A Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas, quer pressionar o governo para criar uma cota de 30% para a venda de meia-entrada aos estudantes. Veja que argumento vazio eles usam: "O Estado não obriga as lanchonetes a vender seus lanches com 50% de desconto aos estudantes." Preciso responder?

Ainda alegam que hoje em dia o cinema não é mais cultural, e sim entretenimento. Citam o "Senhor dos anéis", e "Spiderman" . Porque não citaram "Borat"? E principalmente, porque não nos provam que uma obra de Tolkien não é cultural? E os Quadrinhos? Não são cultura? Qual é o limite do que é cultural? Tenham dó! Isso não é argumento sustentável... Só prova a falta de capacidade de defender a ganância para arrecadar. Coitadinha das grandes redes internacionais que instalaram salas luxuosas neste país de terceiro mundo... Ou vocês acham que a reclamação é dos cinemas pequenos? Talvez nem existam mais... Ou poucos resistentes se uniram, mas pouco podem com os gigantes.

Mas vamos voltar a discussão principal. É evidente que existe muita fraude... Entendo que passem a pedir maiores comprovações para os que possuem carteirinhas concedidas em parceria com rádios, lanchonetes, e outras empresas privadas. É daí que surgem as fraudes... É justo coibir, mas é justo que os clientes que não são estudantes paguem o dobro para equilibrar a receita das grandes redes internacionais? Isso já acontecia nos shows! Hoje cobra-se uma verdadeira fortuna para quem não tem carteirinha, e isso talvez incentive a este cliente a cometer a fraude... Não justifica e nem é defensável, mas pensem nisso...

A FENEEC se aproveita do momento de se defender das fraudes, para tentar criar essa cota que atingiria todos os estudantes que fizeram suas carteirinhas sem fraude. Menospreza a inteligência de todos imaginar que ninguem perceberia a manobra oportunista.

Façamos assim: Vocês tentam a criação das cotas fazendo lobbies com os deputados, e os estudantes vão às ruas, e apresentam um abaixo-assinado monstruoso como nunca se viu.
Não tentem nos dizer o que é cultura!

27/03/2007

Exemplo de resistência (RELOADED)


No nosso dia-a-dia, costumamos presenciar a tirania oprimindo quem não detem poder monetário. E quando algo diferente acontece, devemos reconhecer que ainda existem pessoas que fazem parte da resistência dos seres humanos valorosos, ter orgulho disso, e divulgar.

É o caso da foto acima, onde para forçar que os moradores vendessem sua propriedade, uma poderosa construtora chinesa demoliu todos os imóveis em torno da casa, e criou um fosso de dez metros que até impossibilitou o acesso digno a residência.

Duzentas famílias concordaram com a indenização, ou desistiram, por saber o que acontece com pessoas normais que enfrentam os poderosos empreendedores imobiliários (espancamentos e até prisões), mas Wu Ping, e seu marido Yang Wu contaram com a ajuda de blogueiros chineses. A estratégia seguinte de atrair a atenção da imprensa, surtiu efeito para que eles consiguissem resistir por tanto tempo. Ter a mídia ao seu lado acompanhando o processo protege o casal, já que hoje na China a opinião pública é muito mais considerada.

Não vou julgar se a atitude é oportunista visando uma indenização bem maior, mas pela declaração de Yang Wu, o que eles querem é uma propriedade de mesmo valor. O que me interessou aqui foi a resistência. Exemplo raro, e valioso para nos deixar com orgulho de ver pessoas corajosas lutando por valores quase esquecidos no mundo de hoje.

Quem não se lembra do Massacre na Praça da Paz Celestial? Curiosamente um outro exemplo vindo da China, onde um estudante posicionou seu frágil corpo humano na frente de uma fileira de tanques. Isso foi em 1988, e ainda lembramos de sua coragem.

O casal da nossa história provavelmente perderá a batalha em breve, mas sua determinação pela defesa de valores nobres também ficará guardada com carinho nas minhas memórias. Que bom seria que em algum lugar no mundo isso tivesse um final diferente.

Alguns devem ter se lembrado nesse momento daquele desenho do Pica-Pau, onde uma construtora desistiu de derrubar seu querido lar, e construiu a rodovia criando um viaduto desviando da árvore por cima... (Que mais parecia uma montanha russa de tão íngrime... rs...)
Será que o casal Wu assistiu esse desenho? Pouco provável, mas deixo aqui minha admiração a eles.
---------------------------------------------------------
Essa foi ótima!!! Esta foto é do dia 17/04/2007
E é outro caso na China!!!
O dono de um sobrado de seis andares na cidade de Shenzhen talvez inspirado no caso acima, também resiste bravamente se recusando a vender seu terreno para uma outra poderosa empreiteira que planeja erguer um complexo finaceiro.
Você pode achar que estou brincando, mas eu também fiquei surpreso quando me deparei com este novo caso. Infelizmente não tenho maiores detalhes, mas você pode comprovar a veracidade clicando aqui.
Quando clicar no link, procure a miniatura da foto na barra à direita.

12/03/2007

Waters X Bush

Em sua atual turnê, o baixista Roger Waters, ex-Pink Floyd (Eu sei que voce sabe que ele foi um dos fundadores do PF, mas os mais novinhos também frequentam blogs...), criticou a viagem do senhor da guerra pela América Latina.

Na Colômbia, durante a música "Sheep", soltou o famoso balão de um porco com uma frase irônica: "O chefe Bush visita o rancho da Colômbia". Foi amplamente aplaudido! Já havia feito isso quando tocou no México, mas lá a frase foi mais agressiva ainda: "'Porco Bush, derruba esse muro!" (Contra a construção de um muro de 1.125 quilômetros de distância dentro do território mexicano na fronteira com os E.U.A.) E de muro o Roger Waters entende!

No Peru, Waters chegou a declarar que não confia que Bush veio dialogar com líderes latino-americanos sobre combustíveis alternativos. E sim para conter o avanço para a esquerda liderado pelo presidente venezuelano Hugo Chavez.

Waters usa este balão com mensagens anti-Bush em todos seus shows já a algum tempo. Ao ser criticado por americanos com o argumento de que ele não poderia fazer isso por não ser americano, Roger Waters respondeu que não precisa ser um alemão para criticar Hitler!
YES!!!!

Sua turnê seguirá agora para o Chile, Argentina e Brasil. Meu ingresso já está comprado! Dia 24, ele toca aqui em São Paulo. Minha motivação era assistir pelo menos 1/4 do mítico Pink Floyd na pessoa de um dos seus fundadores, mas agora fico ansioso em saber qual frase surgirá no porco voador aqui no Brasil.

E uma boa notícia. Waters declarou que adoraria reunir a banda por mais uma vez.
Gilmour, por favor aceite, e traga o PF para o Brasil!!!!!!!!!

11/03/2007

Perfume para "micreiros"

Li no "Minha notícia" do Ig, que o Calvin Klein lançou um perfume para usuários de computador... Isso mesmo! Para ser utilizado antes de ficar horas sentado na frente do micro.
A fragância se chama ckIn2U, e deverá ser lançado no próximo mês provavelmente pelo Orkut.

Segundo o próprio CK, o perfume é voltado para a "technosexual generation", que utiliza massivamente torpedos, programas de comunicação instantânea como o messenger, e os blogs... Amigos blogueiros, isso é concebível? Parece aquela besteira que é dita por algum engraçadinho antes de tirar uma foto, onde o mesmo pede para esperar um pouco porque antes vai passar perfume para a foto sair cheirosa.

Isso é menosprezar a inteligência das pessoas, mas começo a desconfiar que tem muita gente besta por aí que vai usar. Se for pela fragância, e usar no mundo real, estará absolvida, mas ao procurar uma imagem para ilustrar este texto, veja o que eu achei:

Desde 2001, a perfumaria Coty lançou um perfume chamado 001Coty que promete ter fragância de computador! O link que eu coloquei acima, leva para o site que explica como foi capturada esta fragância.

Vou terminar por aqui, e vou tomar um tradicional e refrescante banho, afinal o calor deste verão está implacável, e não quero que voce aí do outro lado desmaie. :)

21/02/2007

Banco anti-mendigos


Meu colega blogueiro, Lanark, vem escrevendo sobre coincidências, e no post "Os Invisíveis" contou como um mendigo agiu na vida de um casal que foi assaltado e jogado em um buraco. O ser humano que salvou o casal, desapareceu da mesma forma como surgiu. Depois que li seu texto, dois fatos me fizeram escrever sobre os mendigos. Seria outra coincidência, Lanark?

Nesta semana conhecemos o caso do vereador Otávio da Rocha, da cidade de Santa Barbara D'Oeste. Ele desapareceu por um mês, e foi encontrado em Bauru-SP com aparência de mendigo, e sem recordar quem era. Otávio perambulava pela cidade sem destino, dormia na rua, e se alimentava graças a doações dos moradores da região. O que pode nos certificar que nunca passaremos por uma perda da memória? Começamos a chegar onde eu quero. Este motivo que pode levar alguem a se tornar um morador de rua não isenta ninguem... Perturbador, não?

É lógico que o principal motivo é a pobreza absoluta por desajustes sociais, mas temos outros: A pessoa abandonada pela família, a perdição pelas drogas, a loucura... Além disso, os espiritualistas aceitam a idéia de que tudo faz parte de um processo evolutivo que respeita a lei de causa e efeito. Outros simplificam tudo dizendo que é pura vagabundagem mesmo. (Refletindo a repulsa daquele que não quer sentir o mal cheiro de outro ser humano, e acha que pode agredir aquele cidadão inferior. Alguns acham divertido tacar fogo... Não tenho palavras para mostrar minha indignação a tal crueldade!)

Algumas cidades foram denunciadas por "exportarem" seus pedintes para os grandes centros, contra a vontade dos moradores de rua. Chamam isso de limpeza? Pior que chamam. Justificam que a escória da sociedade só sabe importunar o "cidadão de bem" para gastar o dinheiro mendigado com cachaça. Muitos os confundem com assaltantes... Mas não comentam que o mendigo tem mais medo de nós, do que o contrário. Fogem quando convidados a abrigos, pois não confiam nem nos que querem ajudar. Eles temem a morte! Levam a vida dolorosamente, mas não querem morrer.

Eles só querem sobreviver da piedade de quem se importa. A solução para este drama parece irreversível, mas se a nossa sociedade acredita ser possível recuperar criminosos, então é muito mais fácil também recuperar e dar uma chance de vida melhor a quem não tem nada, e é pacífico.

Não posso esquecer. E o segundo fato que eu citei no início? A foto! Veja bem a foto que mostra como ficaram os bancos depois da reforma da Praça de República em São Paulo-SP. É um banco anti-mendigos! Foi feito com esta intenção... Que o nobre vereador que teve a idéia, e os que aprovaram lembrem-se do nobre colega de Santa Bárbara D'Oeste.
Sem mais.

17/02/2007

Não gosto de Carnaval - Cadê o pão? O circo chegou!

Seria Pierrot um emo? Estaria choroso pela colombina que se diverte com o Arlequim? Triste pelo fim do carnaval? Ou pelo início do mesmo? Seria uma pessoa feliz fantasiada de infeliz? Ou foi nesse momento que ele retirou sua máscara?

Na verdade eu pouco me importo. Sou mais um daqueles "chatos que não sabem aproveitar a vida, e passam o carnaval ouvindo Velvet Underground". Não é assim que nos rotulam? Pode rotular! Não gosto de carnaval, e daí? Parabéns para quem gosta, mas qual é o seu argumento para me convencer a gostar? Nem tente.

Voce pode até argumentar que se eu assistir mudarei de opinião. Quer me dar um camarote? Eu aceito, mas vou vender para fazer uma grana... Por falar em camarote, nos noticiários amanhã vão mostrar os pseudo-famosos declarando que nunca tinham ido a nenhum desfile, mas que com certeza estarão lá no ano que vem de novo... Claro, palanque e platéia...

E o carnaval na Bahia? Pagar uma fortuna para vestir um pano que me dá direito a ouvir músicas de péssima qualidade de mais perto? Todo mundo dançando igualzinho, e querendo ser igualzinho... Descerebrados beijando várias descerabradas. Se conhecem, e inevitavelmente vão gerar mais uma geração de descerebradozinhos... O que Charles Darwin diria disso?

Não, muito obrigado! A cobertura do carnaval na TV massacra quem só queria se atualizar nos telejornais. Não estou a fim de assistir um flash direto de Recife, onde eu sei que estará tocando "Vassourinha". Certamente existem outras músicas, mas na verdade tenho medo até de conhecê-las.

Em todo lugar o que interpreto, é que as pessoas estão desesperadas por diversão, e que deixar de se alimentar, ou dormir nesses quatro dias, (por alguns não terminaria nunca), é recompensador, afinal "pularam" sem parar!

Sabe aquela piadinha manjada do cara que pula o carnaval? Da sexta direto para a quarta? Sou eu! Meu grito de carnaval é SOCORRO! Pior que isso, só quando acontece fora da época!

Sei que não estou sozinho, e as locadoras de DVD agradecem! Enquanto o "GRES Unidos da alienação" está entrando na avenida, estou feliz por não estar nem perto. Minha TV não sabe o que é desfile. Hoje vou apresentar para ela o "Pulp Fiction". Amanhã talvez o "Stigmata"...



03/02/2007

Paranóia da incompetência

A Ordem dos Advogados do Brasil realizou em 21 de Janeiro mais um exame da ordem. Na primeira fase deste exame, 77,9% dos bacharéis foram reprovados. O número assusta, mas o recorde negativo foi registrado em Maio/2005, onde apenas 7,16% conseguiram a aprovação!

Algo diferente me veio na cabeça... Esta reprovação deve ser comemorada, afinal a sociedade foi poupada de despreparados. Talvez não exista um filtro parecido para barrar a falta de ética, mas esta é uma questão bem mais complexa.

O que gostaria de dividir com vocês, é a preocupação de não ver o mesmo rigor para outras carreiras acadêmicas. Imagine que um parente querido que necessitou de cuidados médicos, e por não possuir nenhum médico que cuida da família por gerações, escolheu com o dedo indicador um profissional no catálogo do seu convênio de saúde. Pensando na mesma proporção do exame da ordem da OAB, estaria o escolhido dentro de qual percentual? É uma vida!

Ok! O paciente foi prudente e procurou uma segunda opinião... A estatística permanece. Os dois acertaram, ou cometeram o mesmo engano? E o engenheiro responsável pelo edifício que você economizou por uma vida para comprar o apartamento dos seus sonhos?

Chega, né? Já gastei a minha cota de paranóia por um ano inteiro! Ou faz sentido?

28/01/2007

O Brasil que mete medo

O filme "Cidade de Deus" retratou um problema localizado. Como no documentário "Falcão, meninos do tráfico", revelou ao nosso próprio país uma realidade que poderíamos imaginar, mas que chocou pela intensidade dos depoimentos.
Acontece que esse documentário foi produzido por brasileiros que mergulharam no problema para retratá-lo com precisão, e de uma forma positiva tentar mudar a situação.

Mas o que dizer quando americanos resolvem fantasiar sobre nossos problemas? Já causa muita polêmica o filme "Turistas". Comparado ao violentíssimo "O Albergue", mostra mochileiros estrangeiros que são vítimas de uma quadrilha de tráfico de orgãos no Brasil.

Tal aberração poderia ser ignorada, afinal o filme estreiou nos E.U.A. sob pesadas críticas. No New York Times, o comentário foi esse: "Se a estupidez fosse crime, esses estúpidos do horror barato levariam chicotadas por um bom tempo"

Por aqui já se fala em boicote. Interessante, afinal o problema não está centrado na quadrilha de tráfico de orgãos, que poderia se originar em qualquer país... A ofensa está no retrato brasileiro que foi pintado. Por exemplo, um ônibus completamente ultrapassado que certamente não circula em nenhum lugar do mundo, "caipirinhas" envenenadas, sugestão de que orgãos roubados são para combater o imperialismo do primeiro mundo (!!!), um cirurgião que chama seu assistente índio de estúpido, e outras aberrações contra a verdade.

Só que agora um filme foi premiado no Festival de Sundance... O documentário americano "Manda bala", retrata o Brasil como um dos países mais violentos e corruptos do mundo, focando o rico corrupto ficando cada vez mais rico, e o pobre tentando se safar cometendo sequestros e outos crimes.

Alguma mentira quanto à corrupção? E quanto a falta de opção de muitos pobres que ingressam na criminalidade? Voltamos assim ao documentário "Falcão - Meninos do tráfico". Talvez o Brasil não seja um dos países mais violentos do mundo, mas algo precisa ser feito. Não pela visão americana do problema, afinal os maiores psicopatas são ianques, mas por nós mesmos.

17/01/2007

Relógio do Apocalipse

Este relógio agora está atrasado. Faltam apenas cinco minutos para o apocalipse! No dia de hoje, os cientistas que analisam os riscos das armas nucleares para a humanidade, decidiram que o relógio do apocalipse deveria ser adiantado em dois minutos.

O relógio criado em 1947, e que não sofria nenhuma alteração desde 2002, agora marca 5 minutos para a meia-noite... O grupo de cientistas, que juntos coleciona 18 prêmios Nobel, afirma que o recente teste nuclear norte-coreano, as ambições iranianas, e a presença de 26 mil armas nucleares nos E.U.A. e Rússia nos deixa cada vez mais perto do fim.

Alertaram também sobre a incapacidade humana de evitar o aquecimento do planeta. (Bush não assinou o protocolo de Kyoto, justificando que se tal acordo prejudicasse as finanças americanas, tal documento nunca seria aceito por ele.)

Se o relógio tiver novos motivos para ser adiantado, é melhor voce começar a fazer as coisas que a timidez, a preguiça, ou o orgulho sempre te impediu. Manifestações vão adiantar? Sinceramente acho que as pessoas que decidem não se importam...

Quando vemos pregadores do apocalipse gritando nas praças públicas taxamos o indivíduo de fanático, mas quando são os cientistas que alertam para tal fato, não importa sua religião.
Embora a letra não seja sobre isso, impossível não lembrar de "2 minutes to midnight" - Iron Maiden. (Vou separar o Powerslave para ouvir mais tarde... Ou seria melhor agora mesmo?)

12/01/2007

Máquina de criar tolos

Não possuia opinião formada sobre essas máquinas que proliferaram nos bares e lanchonetes pelo país inteiro. Tudo que eu sabia era sobre as constantes apreensões, e que os chips das mesmas teriam sido projetados de forma que as chances de ganhar fossem mínimas, ou inexistentes.

Mas hoje eu presenciei um outro aspecto. Não vou discutir o lucro que proporciona, se gera imposto, se é ilegal, ou se as máqinas são viciadas... Porque eu vi o perfil de quem joga. Esse sim é um pobre viciado!

Permaneci almoçando em uma lanchonete por aproximadamente 30 minutos, e o posicionamento da minha mesa possibilitou acompanhar um rapaz inserindo dez reais na máquina. (que por este motivo não merece ser chamada de caça-níqueis...) Não imaginava que fosse tão caro... E se tornou mais caro ainda quando vi que em menos de 3 minutos, o crédito se esgotou, e o rapaz sacou mais dez reais da carteira.

Havia uma televisão, mas eu a ignorei. Entender aquele vício se tornou mais importante.
Estaria ele atrás de diversão? Acredito que não! Um fliperama seria muito mais divertido e barato... Ele começou a fumar, mesmo estando num estabelecimento onde várias pessoas almoçavam. Sinal de nervosismo, pois seus créditos foram novamente pulverizados em pouco tempo.

Um outro rapaz chegou e colocou R$5,00 em outra máquina, e esse valor desapareceu em menos de um minuto! Acreditem!!! Eu estava prestando atenção no tempo que ia durar!
Mas voltando ao nosso protagonista...

Antes de terminar meu almoço, vi o rapaz trocar R$50,00 com a caixa para poder continuar jogando. Dessa vez ele trocou de máquina... Ele já jogava quando eu cheguei, e o deixei jogando quando fui embora. Eu sei que o dinheiro é dele, mas comecei a imaginar qual é o seu salário, se ele tem filhos, se sua esposa estaria trabalhando nesse momento, e o quanto ele deixou naquelas máquinas... Triste.

Todos nós conhecemos o gravíssimo problema de dependência química, e como isso arrebenta com uma família, mas o que dizer sobre o vício do jogo? Agora posso opinar! Sou a favor de recolher todas essas máquinas. Sou contra a liberação dos bingos e cassinos. Quem defende fala da criação de empregos e atração de turistas, mas o Brasil tem muitas atrações turísticas...
É a minha opinião utópica, afinal existe muito interesse monetário por trás.
Ainda estou pensando em quanto dinheiro aquele rapaz jogou fora hoje... Ou será que ele venceu o chip, e as leis da probabilidade assim que eu virei as costas?

08/01/2007

Vamos canonizar a pobre VJ!

Dê-me um minuto... Como é? Uma modelo-apresentadora faz sexo em local público, e a Justiça determina que o Youtube retire o vídeo do ar, mas como o mesmo é impossível, o site inteiro vai ser bloqueado no Brasil??? Isso não pode ser sério! Não sei quem xingar primeiro...
Então a ex-Maria-chuteira resolve se esfregar no homem-berinjela numa praia, e para preservar a sua imagem, um precedente perigoso é aberto? Que privacidade ela quer manter intacta analisando a foto acima? Vai tirar o Blogger do ar também? Se for me processar, avisa que eu troco a foto por um casal de babuínos copulando.
Não sou moralista. Faça o que quiser em público, mas assuma o ato! Os internautas de um país serão privados de todos os vídeos de um site campeão de acessos no mundo, para canonizar essa beata descuidada... Tá difícil acreditar!
Related Posts with Thumbnails